27/04/2024

Israel quer implementar Starlink em zonas de conflito com o Hamas

Plano de Israel visa melhorar comunicações e acesso à internet durante conflitos na região que tem se intensificado nos últimos dias.

Israel está atualmente em processo de negociação com a SpaceX, empresa de tecnologia espacial de Elon Musk, para implementar o serviço de internet via satélite conhecido como Starlink em comunidades localizadas próximas à zona de conflito com o grupo Hamas.

ISRAEL STARLINK

A informação foi divulgada publicamente em 17 de outubro pelo Ministro das Comunicações de Israel, Shlomo Karhi, por meio da plataforma X, que é uma referência ao antigo Twitter, que também é uma empresa do milionário Elon Musk.

É relevante destacar que o serviço Starlink ainda não está disponível em Israel, e essa iniciativa marcaria a primeira introdução desse serviço no país. A intenção por trás desse plano é melhorar as comunicações durante conflitos, especialmente fazendo uso de terminais de comunicação fornecidos pela SpaceX.

A ideia é proporcionar uma conexão à Internet de banda larga mais ampla em Israel. O Ministro Karhi explicou que o Ministério das Comunicações de Israel está trabalhando para adquirir esses dispositivos de satélite, visando beneficiar os conselhos regionais e líderes comunitários em assentamentos localizados nas zonas de conflito.

A divulgação dessa iniciativa ocorreu aproximadamente uma semana após um ataque liderado por extremistas do Hamas em Israel, que foi seguido por vários dias de retaliação em Gaza. Até o momento, o governo israelense não especificou quando o serviço Starlink será efetivamente implementado, e não há indicações de que o conflito entre Israel e o Hamas será resolvido a curto prazo. A ideia por trás dessa parceria é melhorar as comunicações e proporcionar um acesso mais amplo à internet durante períodos de conflito na região.

Vale lembrar que esse não é o primeiro caso de região em guerra que a Starlink tenta se instalar. No caso entre Ucrânia x Rússia, através de incentivos do governo dos Estados Unidos, a operadora também. Confira mais detalhes nesta matéria.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários