26/04/2024

MCom participará da segunda Caravana Federativa; veja onde será

Participação do MCom na Caravana Federativa servirá para dar informação a líderes municipais sobre legislação de telecomunicações.

O Ministério das Comunicações (MCom) anunciou sua participação na segunda edição da Caravana Federativa, um evento que acontecerá nos dias 28 e 29 de setembro na cidade do Rio de Janeiro, especificamente no Expo Mag (anteriormente conhecido como Centro de Convenções SulAmérica), localizado no centro da cidade.

Caravana Federativa

O objetivo desta iniciativa é facilitar o acesso dos municípios brasileiros a todos os serviços oferecidos pelo governo federal, diretamente fornecendo informações e suporte às prefeituras, visando simplificar a gestão municipal.

O assessor Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos (Aspar) do MCom, Danilo Soares, detalhou que durante o evento, eles estarão disponibilizando informações essenciais sobre todos os programas do ministério, com foco especial no programa WIFI Brasil. Além disso, a equipe do Ministério estará à disposição para esclarecer dúvidas e discutir questões relacionadas à radiodifusão com os prefeitos presentes.

“Nesta edição vamos levar aos prefeitos informações sobre todos os programas do ministério, principalmente o WIFI Brasil, além de tirar dúvidas sobre questões relacionadas à radiodifusão”, explicou o assessor.

Essa participação na Caravana Federativa é uma oportunidade para o MCom interagir diretamente com os gestores municipais e entender suas diversas demandas. Na primeira edição do evento, as solicitações e questões apresentadas pelos prefeitos foram amplamente variadas, demonstrando a importância de eventos como este para melhorar a comunicação e cooperação entre os níveis de governo.

Primeira edição na Bahia

A Caravana Federativa teve sua primeira edição na Bahia em agosto, onde 34 ministérios e entidades do Governo Federal ofereceram serviços às prefeituras.

Durante o evento, o Ministério das Comunicações (MCom) atendeu aproximadamente 30 líderes municipais e abordou temas como o programa Wi-Fi Brasil, melhoria do sinal de telefonia, radiodifusão comunitária, distribuição de kits de TV Digital do programa Digitaliza Brasil, inclusão digital por meio do programa Computadores para Inclusão e Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC), bem como a implementação da tecnologia 5G nas cidades.

Objetivo da Caravana Federativa

A Caravana Federativa é uma iniciativa promovida pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República com o objetivo de fortalecer a cooperação entre os diferentes níveis de governo no Brasil, ou seja, o governo federal, estadual e municipal. Durante esse evento, os prefeitos têm a oportunidade de interagir diretamente com os ministérios e autarquias governamentais, recebendo atendimento personalizado.

O propósito fundamental da Caravana Federativa é garantir que as prefeituras adiram aos programas sociais disponíveis no momento, tais como o Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família, Mais Médicos, e outros.

O evento realizado na Bahia, por exemplo, contou com a participação de representantes de 34 ministérios, além de entidades como a Caixa Econômica Federal e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Essas entidades estiveram presentes para oferecer suporte e assistência aos prefeitos e gestores municipais, ajudando a superar quaisquer obstáculos e, assim, ampliando o acesso aos principais programas sociais que foram recriados durante o governo Lula.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários