26/04/2024

ONGs levam internet da Starlink para 100 escolas no Amazonas e Pará

Essas instituições contarão com conectividade pelo período de pelo menos dois anos, cujas antenas foram doadas pelo Polaris Program.

Por meio do Instituto Escola Conectada, ONG fundada por iniciativa do Grupo Datora (Datora Telecom e Arqia) em 2020, e a MegaEdu, organização social sem fins lucrativos, 100 escolas públicas em áreas remotas no Amazonas e no Pará receberam acesso à internet de alta velocidade através de equipamentos da Starlink.

Essas instituições contarão com conectividade pelo período de pelo menos dois anos. As antenas foram doadas pelo Polaris Program, programa privado para levar pessoas ao espaço e não tem relação com a empresa de Elon Musk. Segundo os organizadores, a implementação impactará mais de 6 mil alunos da rede pública de ensino das cidades de Moju (PA), Presidente Figueiredo, Manicoré e Itacoatiara (AM), incluindo indígenas e quilombolas.

“São milhares de alunos que não tinham praticamente nenhum acesso à conectividade e que agora terão uma educação com Internet de alta velocidade. Além do impacto pedagógico, há também a revolução na região: consultas médicas remotas serão possíveis, famílias poderão se comunicar… [é] um efeito em cadeia”, afirma Raul Fuchs, fundador e sócio do grupo Datora, empresa que iniciou o Instituto Escola Conectada.

De acordo com a ONG, o projeto teve início quando o Instituto Escola Conectada, que já tem atuação nacional, e levou cerca de 8 meses para ser concretizado, devido a “inúmeros” desafios logísticos. Foram priorizadas escolas que se encontram em regiões isoladas, onde não há oferta de banda larga de alta velocidade. Até a chegada do projeto, as escolas estavam desconectadas.

O maior desafio foi levar antenas ao município de Manicoré (AM), que só pode ser acessado por via fluvial ou aérea. Foi necessário buscar um ponto de recebimento para as antenas em Manaus (AM) e depois alugar espaço em uma balsa para levar a Manicoré. A partir da cidade, a prefeitura ainda precisou enviar as antenas por outro barco para as escolas.

O projeto teve início quando, por meio de uma ponte feita pela MegaEdu, a Starlink procurou o Instituto Escola Conectada para desenvolver juntos um plano de instalação em regiões com baixa densidade populacional.

Raul Fuchs explica que “Sem a tecnologia da Starlink, o apoio financeiro da Polaris, a articulação junto às Secretarias de Educação da MegaEdu e a estrutura do Grupo Datora, não teria sido possível”.

“O nível de qualidade tecnológica entregue, sem custos para o usuário, está sendo revolucionário. Estamos buscando meios para expandir esta atuação. Faremos visitas às escolas para conversar com secretarias, diretorias de escolas e professores. Queremos acompanhar de perto como a vida dessas pessoas será impactada nos próximos meses”, conta.

Escola Conectada e MegaEdu

A ONG Escola Conectada, fundada pelo Grupo Datora, foi fundada em 2020. Já fechou parceria com nove provedores: Sumicity, Telecall, Ligue Telecom, SOW, NetCintra, Telium, EAI Telecom (Rline), Vero e agora Starlink. Quase 70 mil alunos impactados e mais de 200 escolas públicas conectadas pela ONG. Já são 18 municípios beneficiados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Minas Gerais, Pará, Amazonas e Roraima.

A MeraEdu surgiu em 2021, e é uma organização sem fins lucrativos que trabalha para levar internet de qualidade para todas as escolas públicas do Brasil. Em 2022, apoiou mais de 5 mil escolas a se conectarem a velocidade adequada, além de atuar diretamente com seis secretarias estaduais e municipais de educação.

Em 2022, apoiou mais de 5 mil escolas a se conectarem a velocidade adequada, além de atuar diretamente com seis secretarias estaduais e municipais de educação.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários