21/04/2024

Durante eleição presidencial, país africano corta acesso à internet de população

Interrupção no serviço foi confirmada pela NetBlocks, que monitora o acesso à internet em todo o planeta. Houve também toque de recolher.

Durante as eleições presidenciais, o Governo do Gabão bloqueou o acesso da população à internet. Por volta das 14h (horário de Brasília), o porta-voz do governo, Rodrige Mboumba Bissawou fez um pronunciamento na televisão anunciando as medidas, que segundo ele, o objetivo foi limitar a “desinformação” e “prevenir a propagação de apelos à violência”.

O corte foi confirmado pela NetBlocks, que monitora o acesso à internet em todo o planeta. Além disso, foi estabelecido um toque de recolher das 19h do sábado (26 de agosto) até às 6h de domingo (27 de agosto). Ambas determinações ocorreram durante a eleição, onde Ali Bongo, 64 anos, que tenta a reeleição. Ele está no cargo desde 2009, quando substituiu o pai, Omar Obongo, que governou o país por 41 anos.

De acordo com a organização, as limitações de informações são “um desafio à transparência eleitoral à medida que as votações são realizadas e os votos são contados”. Confira a postagem:

O toque de recolher e o corte no acesso na internet foi criticado pela oposição. Ondo Ossa, 69 anos, que é candidato à presidência da oposição , falou a jornalistas que estar “ciente sobre a fraude orquestrada por Ali Bongo e seus apoiadores”. Outros 16 candidatos disputam a Presidência do país africano. Antes de cortar a internet do país inteiro, o presidente Bongo postou uma foto em que aparece votando. “Cumpri meu dever cívico. Votei”, disse, em seu perfil do X (ex-Twitter).

Ainda na rede social, foi publicado um vídeo com apoiadores da campanha com a legenda: “Estamos votando e estamos ganhando”.

A medida não é novidade no país, uma vez que em 7 de janeiro de 2019, o observatório de Internet NetBlocks detectou evidências de uma grande interrupção da Internet no Gabão, em tentativa de golpe. O corte no acesso foi também durante as eleições, que foi vencida por Bongo.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários