05/04/2024

Conectividade sem impacto ambiental é o destaque que o ‘Norte Conectado’ recebe

Programa Norte Conectado promete levar conectividade para diversas localidades ao norte do Brasil que tem dificuldade com comunicação.

Assegurar a manutenção da Floresta Amazônica e a resguardar o equilíbrio do Ecossistema é de extrema importância para Aline Lemos e todos os indivíduos que residem na Comunidade Quilombola de Passagem, localizada no município de Monte Alegre (PA). Aline é líder da comunidade onde mora.

Norte Conectado
Foto: Pablo Le Roy / MCom

“Quando se pensa em viabilizar conectividade de populações tradicionais e, com isso, também em diminuir os impactos ambientais, para a gente é uma grande satisfação. É por isso que brigamos e lutamos todos os dias: para que as nossas florestas estejam de pé”.

A área territorial quilombola onde Aline reside com seus dois filhos faz parte de um dos municípios situados na Região Amazônica que serão beneficiados pelo Programa Norte Conectado.

Esse programa tem como propósito prover acesso à internet para os cidadãos brasileiros, ao mesmo tempo em que preserva a integridade de 68 milhões de árvores na região. Por meio de um investimento global no valor de R$ 1,3 bilhão, o Programa irá estabelecer oito corredores de informação (Infovias) com cabos constituídos por 24 conjuntos de fibras ópticas, trazendo vantagens para 10 milhões de cidadãos brasileiros distribuídos em 59 municípios localizados nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.

“O Ministério das Comunicações tem o compromisso de prover conectividade universal a todos os brasileiros. Essa é uma missão dada pelo presidente Lula e estamos realizando investimentos expressivos com enorme progresso em relação a essa meta. Já entregamos duas Infovias e outras seis estão em andamento. Toda essa estrutura irá mudar a realidade das pessoas que vivem na região Norte do país”, explica o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

Cada uma das localidades inclusas na região Norte Conectado contará com um centro de processamento modular, no qual os conjuntos de fibras ópticas estarão prontos para serem utilizados. Além disso, serão erigidas Infraestruturas Metropolitanas que levarão conectividade de alto padrão às instituições educacionais de acesso público, estabelecimentos de saúde e segurança, bem como outros dispositivos de interesse público.

Inauguração das Infovias

Na segunda-feira passada, no dia 7, na cidade de Santarém, localizada no estado do Pará, o mandatário Luiz Inácio Lula da Silva, juntamente com o ministro Juscelino Filho, promoveram a inauguração da Infovia 01, cujo comprimento se estende por 1,1 mil quilômetros. O trajeto foi viabilizado por um aporte financeiro de R$ 165 milhões e se destina a oferecer acesso à internet de banda larga de excepcional qualidade a cerca de 3 milhões de indivíduos. Essa cobertura abrangerá 11 municípios situados entre Santarém (PA) e Manaus (AM).

As próximas vias de comunicação digital a serem oficialmente disponibilizadas ao público incluem a Infovia 02, Infovia 03 e Infovia 04. O trecho pertencente à Infovia 02 possui uma extensão de 1.206 km, estabelecendo uma ligação entre as cidades de Tefé e Atalaia do Norte, ambas no estado do Amazonas.

Sobre à Infovia 03, cujo comprimento abrange 624 quilômetros, seu propósito é conectar as localidades de Macapá (AP) e Belém (PA). Quanto à Infovia 04, sua implantação beneficiará os habitantes residentes nas áreas intercaladas entre Vila de Moura (AM) e Boa Vista (RR). O projeto compreenderá a instalação de 515 quilômetros de fibra óptica ao longo dos leitos fluviais.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários