23/04/2024

MGI anuncia autorização de concurso para a Anatel e outras entidades

Milhares de vagas estão abertas, por meio de concurso, para diversos cargos e várias entidades ligadas ao Governo Federal.

A Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, anunciou em uma entrevista coletiva realizada hoje que foi autorizada a abertura de concursos para a contratação de mais 2.480 funcionários permanentes no Governo Federal.

Concurso

Nesse novo pacote de autorizações, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foi contemplada com o anúncio de 50 vagas, porém não foram fornecidos detalhes sobre os cargos em questão.

A Anatel possui um quadro previsto de 1.690 servidores, mas atualmente apenas 1.286 cargos efetivos estão ocupados. As solicitações da agência para o preenchimento dessas vagas vêm sendo feitas desde 2018. Em 2023, a Anatel enviou um novo pedido atualizado com o número de vagas necessário.

Mais detalhes sobre a liberação de concursos

O novo pacote de autorizações contempla os seguintes órgãos:  Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC); MGI; Banco Central do Brasil (BC); Ministério da Fazenda (MF); Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO); Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP); Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel); Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS); Agência Nacional de Aviação Civil (Anac); Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel); Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq); Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (Ana); e Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

Também já foram autorizados concursos de terceiro-secretário de carreira da diplomacia do Ministério das Relações Exteriores (30 vagas); analista, tecnologista e pesquisador no Ministério da Ciência e Tecnologia (814 vagas); analista ambiental no Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (98 vagas); 502 vagas de diversos cargos na Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas). Além desses concursos para cargos efetivos, a ministra Esther Dweck também já havia assinado portaria autorizando o IBGE a realizar concurso para 8.141 vagas de contratação temporária visando a realização do Censo. Com as novas autorizações, no total, são 8.320 vagas efetivas e 8.141 temporárias.

Mais detalhes sobre edital e datas de provas devem ser divulgadas em breve.

FonteGover,
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários