12/04/2024

Internet via satélite a laser atinge a velocidade mais rápida do espaço

Sistema TeraByte InfraRed Delivery (TBIRD), desenvolvido em laboratório, enviou dados de um satélite para a Terra a 100 gigabits por segundo.

Pesquisadores da NASA, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e outras instituições quebraram o recorde de velocidade de um link de comunicação a laser via satélite entre a Terra e o espaço. O experimento atingiu uma taxa de transmissão de dados de 100 Gbps, que é mais de 1.000 vezes maior da radiofrequência tradicionalmente usada ​​para internet via satélite.

Jade Wang, gerente do programa do Laboratório para carga útil TBIRD e comunicações terrestres e líder assistente do Grupo de Tecnologia de Comunicações Ópticas e Quânticas, diz que “Demonstramos uma taxa de dados mais alta do que nunca em um pacote menor do que nunca“.

“Embora o envio de dados do espaço usando lasers possa parecer futurista, o mesmo conceito técnico está por trás da internet de fibra óptica que usamos todos os dias. A diferença é que as transmissões de laser estão ocorrendo na atmosfera aberta e não em fibras contidas”.

De acordo com os envolvidos no experimento, todas essas velocidades recordes foram possíveis graças a uma carga útil de comunicações aproximadamente do tamanho de uma caixa de lenços de papel, conforme é possível observar na imagem acima.

Intitulado de TeraByte InfraRed Delivery (TBIRD), a carga útil foi lançada em maio de 2022, em órbita a 300 milhas acima da superfície da Terra, a bordo de um pequeno satélite (CubeSat). O Lincoln Laboratory conceituou a missão em 2014 como um meio de fornecer capacidade sem precedentes para missões científicas a baixo custo.

Com terminais terrestres e de espaço pequenos e de baixo custo, o TBIRD pode permitir que cientistas de todo o mundo aproveitem totalmente as comunicações a laser para fazer o downlink de todos os dados com os quais eles poderiam sonhar.

Para o ter uma ideia da velocidade que a conexão foi capaz de atingir, por meio do TBIRD, dentro de 5 minutos sobre uma estação terrestre, a transmissão mais de 2 terabytes de dados, o que equivale a aproximadamente 1.000 filmes em alta definição.

ViaMIT

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários