21/04/2024

China Mobile e NLT firmam parceria para oferecer redes privadas para ISPs

Acordo envolve todo o processo de implementação de uma rede privativa. Assim, os ISPs podem focar no suporte aos clientes.

Nesta quarta-feira (07), a China Mobile International (CMI) e a NLT Telecom, operadora móvel virtual especializada em soluções de Internet das Coisas (IoT), anunciaram uma parceria para a implementação das redes privadas, cujo intuito é oferecer o serviço para o mercado de provedores de serviços de internet (ISPs).

A proposta é habilitar redes customizadas para casos de uso B2B, conjugando estruturas de dimensões reduzidas, equipamentos móveis, torres fixas, edge data center e faixas de frequências liberadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

De acordo com as empresas, todo o processo de uma rede privativa está envolvida na parceria, como projeto de implantação, processos regulatórios, equipamentos, softwares e operação das redes. Ou seja, ao oferecer o serviço, a única preocupação dos ISPs será com o suporte aos clientes. Além disso, possibilitar que os provedores ampliem sua atuação para o segmento de IoT e adicionar novas linhas de receita aos negócios.

Por meio de nota, André Martins, CEO da NLT, diz que “O objetivo desta parceria da NLT com a China Mobile International é contribuir para que provedores de internet continuem com seu papel fundamental de promover o desenvolvimento tecnológico no campo, em áreas industriais e cidades de qualquer tamanho”.

“Este é o momento ideal para ISPs de todo o Brasil ampliarem sua atuação em IoT, atendendo a necessidades crescentes do mercado, e adicionarem novas linhas de receita em seus negócios”.

As empresas destacam ainda que as redes privativas oferecidas podem ser implantadas em diversas configurações, a depender de cada aplicação e das condições geográficas locais.

Inclusive, em parceria com o provedor CNX Telecomunicações, a NLT e a CMI já iniciaram a implementação de uma rede privativa no sul da Bahia dedicada ao agronegócio. A solução conta com cobertura celular (utilizando duas eNodeB LTE, hardware que funciona como uma estação base) e rede LoRa, em uma estrutura de cross-connectivity.

“Enquanto a primeira cobre uma área de aproximadamente 30 mil hectares, sendo usada para conectar dispositivos móveis de alto consumo em tratores e máquinas, a rede LoRa cobre área ainda maior, conectando sensores com baixo consumo de energia”, exemplificou a NLT, em comunicado.

Neste primeiro momento, a aplicação de IoT planejada será utilizada no controle de máquinas e no monitoramento das condições do solo, vento, luminosidade, temperatura, clima, localização de animais e outros dispositivos de telemetria.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários