26/04/2024

Presidente Lula lançará cabo de fibra óptica no leito do rio Amazonas

Norte Conectado, como foi batizado o projeto, foi todo implementado com recursos das operadoras que venceram o leilão do 4G.

Com o objetivo de conectar nove municípios da região entre Manaus (AM) e Santarém (PA), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve lançar, na próxima semana, um cabo de fibra óptica instalado no leito do rio Amazonas. O projeto foi desenvolvido pela Seja Digital, empresa criada após o leilão do 4G para executar contrapartidas previstas no edital.

Gerida por um conselho presidido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Seja Digital, com recursos de R$ 3 bilhões depositados pelas empresas vencedoras da licitação, passou a executar essa política pública. No início, o montante foi usado para a para a digitalização do sinal de TV e na distribuição de conversores para aqueles que ainda não tinham um aparelho digital.

Com a sobra dos recursos, o passo seguinte foi levar conectividade para a região amazônica por cabos subaquáticos. Além de que, esse valor restante dos depósitos das operadoras, a Seja Digital passou a completar a digitalização de municípios menores que tinham ficado fora da primeira rodada da TV digital. Entre os 1.650 restantes, ainda faltam cerca de 650.

O Norte Conectado, como foi batizado o projeto, foi todo implementado com recursos das operadoras que venceram o leilão do 4G. No total, o custo da obra foi de R$ 165 milhões para levar o cabo (um feixe com 24 fibras ópticas) por 1,2 mil km entre Manaus (AM) e Santarém (PA), passando por outros 9 municípios.

Quando chega nas sedes, as fibras são ligadas a centrais em solo. A partir dessas estações terrestres, serão acionadas escolas. Com a estrutura disponível, empresas privadas que queiram oferecer serviços e internet poderão contratar a usar a capacidade instalada na área. Além disso, a população ainda poderá contar com pontos de wi-fi gratuitos. A Seja Digital está com previsão para ser encerrada no final deste ano, após a finalização dos projetos.

Amazônia no mapa da conectividade mundial

O Norte Conectado, Ministério das Comunicações (MCom), está levando conectividade para a população da região desde 2014. Além da fibra óptica que, em cada ponto (de ancoragem) tem uma ponta emergindo do leito dos rios, com conexão incluindo milhões de brasileiros espalhados pela Amazônia.

Além disso, ainda possibilita a integração entre os países que compõem a Pan Amazônia, países esses que têm a Floresta Amazônica em seu território, como Colômbia, Peru, Venezuela, Equador, as Guianas, Suriname e o Brasil. São cerca de 12.000km de cabos de fibra óptica subfluviais, que formam um ‘cinturão óptico” possibilitando essa ligação.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários