26/04/2024

Governo de SP lança programa para acelerar chegada do 5G em municípios

Com o TecnoCidades, o governo paulista quer fomentar a transformação digital levando conectividade para as cidades do estado.

Nesta terça-feira (04), o Governo de São Paulo, em São José do Rio Preto, lançou o TecnoCidades, um programa para incentivar e apoiar o desenvolvimento e implantação de novas soluções tecnológicas nos municípios paulistas, com o intuito de melhorar os serviços prestados à população, otimizar a gestão pública e garantir uma economia cada vez mais competitiva.

O programa surge para fomentar a transformação digital em uma iniciativa conjunta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) com a Desenvolve SP, agência de fomento do Estado, e com a InvestSP, agência de promoção de investimentos do Estado.

A primeira frente de trabalho do TecnoCidades é acelerar a chegada da internet 5G – que vai oferecer uma navegação até 100 vezes mais rápida – ao interior do Estado. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, afirma que “O 5G é essencial para o crescimento de todos os setores da economia. Acredito que podemos chegar a 270 municípios com a tecnologia até o final deste ano e esse é um passo importante para darmos início ao desenvolvimento estabelecido pelo governador Tarcísio de Freitas como um dos pilares desse governo”.

“Esse é um grande movimento liderado pela InvestSP com o intuito de sensibilizar os gestores municipais para que invistam em tecnologia como instrumento de transformação das suas cidades em ecossistemas tecnológicos e inteligentes, com foco na melhoria da qualidade de vida dos moradores e no desenvolvimento sustentável dos municípios”, disse a vice-presidente Executiva da InvestSP, Estella Dantas.

Com a conectividade nas cidades, será possível o mapeamento das principais demandas dos municípios e buscará soluções inteligentes e inovadoras mais adequadas,como o uso de prontuários eletrônicos nas unidades de saúde, a telemedicina, sistemas de vigilância interconectados para reforçar a segurança pública, soluções de controle o fluxo de pedestres e veículos, uso de plataformas digitais e recursos de realidade virtual nas escolas, ampliação da oferta de energia renovável e melhorias na própria gestão pública, com a integração de sistemas e um maior controle dos processos.

Além disso, o TecnoCidades acompanhará a implantação dessas soluções, com suporte técnico, assim como buscar estabelecer parcerias com entidades nacionais ou internacionais, a fim de ampliar o programa e promover a cooperação e a troca de experiências entre os municípios.

“A Desenvolve SP busca desempenhar o papel de principal financiadora das cidades inteligentes, especialmente para os pequenos municípios do Estado. Temos os recursos necessários para atender prefeituras em suas necessidades de crédito”, afirmou a superintendente de negócios da Desenvolve SP, Antonia Tallarida.

Lei das antenas no Estado

De acordo com o governo paulista, dos 645 municípios, apenas 74 atualizaram a Lei das Antenas, que é um pré-requisito para a chegada do 5G, conforme dados de um levantamento realizado pela InvestSP, com base em dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Entretanto, mesmo que ocorra liberação da nova rede em 134 cidades, somente 61 poderão proporcionar aos usuários acesso a conexão 5G, uma vez que o lançamento da tecnologia nas cidades brasileiras necessita de atuação do Governo Federal e dos governos municipais em etapas diferentes.

Após a liberação da frequência feita pela Anatel, os municípios precisam atualizar suas leis para instalar novas antenas. Em todo o Estado, 97 localidades que já possuem autorização da agência ainda não atualizaram suas leis.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários