11/04/2024

Embratel anuncia projeto inédito com rede 5G em Porto de Suape (PE)

Porto de Suape, que fica na região metropolitana de Recife, capital de Pernambuco, vai receber uma iniciativa inédita com 5G através da Embratel.

A Embratel e o Porto de Suape realizam o primeiro projeto com rede 5G SA privativa no setor na América Latina. A proposta é otimizar a logística de veículos no pátio do porto de Pernambuco, no nordeste do país. 

embratel porto

A Embratel, a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários e o Complexo Industrial Portuário de Suape se uniram para levar inovação ao porto pernambucano, localizado em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife. 

Pela primeira vez na América Latina, segundo a operadora, foi instalada uma rede 5G Standalone (SA) privativa na faixa 3,5GHz em um porto. O projeto utilizou a quinta geração de internet móvel da Claro e câmeras inteligentes integradas com uma solução de Video Analytics para automatizar e otimizar os processos logísticos de identificação e monitoramento de entrada e saída de veículos armazenados no atracadouro. 

A Prova Conceito (PoC) foi realizada em parceria com a Atos, que forneceu a solução de Video Analytics; da Nokia, que disponibilizou e implementou a infraestrutura 5G SA, com o rádio gNodeB, do seu portfólio AirScale, o próprio Core 5G SA cloud-native e seu orquestrador; da Amazon Web Services (AWS), provedora de Nuvem para a iniciativa; e da Arsitec e Spirent, para autenticação dos dispositivos.

Mais detalhes sobre a iniciativa da Embratel com rede 5G em um Porto de Recife

Suape é um porto-indústria, ocupa área de 17,3 mil hectares e está interligado a mais de 250 portos em todos os continentes. O espaço destinado ao Hub de Veículos conta com três pátios públicos para o armazenamento dos automóveis e capacidade de movimentação anual de 250 mil carros, o que mostra um enorme potencial de digitalização.

Segundo comunicado enviado à imprensa, a operadora, junto com parceiros, desenvolveu todo o projeto que visa melhorar a logística de trabalho naquele local. 

“Com o alto fluxo de veículos, para importação e exportação, que passam pelo complexo, mensalmente, diversas etapas manuais de identificação e monitoramento eram necessárias, tornando o processo repetitivo e demorado. Para tornar esse fluxo mais eficiente e inovador, a Embratel, juntamente com os parceiros, desenvolveu o projeto que automatizou, registrou e monitorou, de forma real e virtual, a movimentação dos carros e sua localização exata em todos os passos do deslocamento ocorridos no pátio onde foi desenvolvida a iniciativa, com o mínimo de intervenções humanas”, disse a operadora. 

Como funcionará 

As câmeras conectadas com 5G executam uma leitura, por meio de Inteligência Artificial, da tag presente em cada um dos carros, coletando o número do chassi. Essa ação possibilitou o registro automático do dado em uma plataforma, que também armazenou o horário de chegada no pátio, a vaga na qual foi estacionado e, depois, quando foi retirado do local, com acompanhamento em tempo real, 24 horas por dia. 

A partir disso, os operadores do Porto de Suape passaram a ter uma visão completa do espaço onde a Prova de Conceito foi realizada, tornando as atividades logísticas mais efetivas, pois conseguiam saber exatamente onde estava cada carro em cada momento.

Maria Teresa Lima, Diretora-Executiva da Embratel para Governo, afirma que a implementação da nova rede de internet melhorou os processos que antes eram manuais. 

“A implementação do 5G permitiu que diversos procedimentos manuais fossem reformulados em ações digitalizadas, com segurança, disponibilidade, baixíssima latência e velocidade na comunicação”. 

A Embratel ainda ressalta que a quinta geração de internet móvel, integrada com tecnologias emergentes, abre um leque de possibilidades para o setor. Um Ship to Shore (STS), máquina que realiza a movimentação de contêineres, por exemplo, pode ser manuseado a distância e em tempo real, proporcionando mais segurança a procedimentos críticos. 

Com IoT, a comunicação entre os mais variados dispositivos, que transitam por um terminal, e a instalação de Veículos Autoguiados (AGVs), são capazes de diminuir os riscos de colisões e acidentes.

Iniciativa deve chegar a outras regiões 

Otto Luiz Burlier, Diretor da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, destaca que a ideia é expandir iniciativas, como a realizada no Complexo Industrial Portuário de Suape, aos outros portos pelo Brasil. 

“Estamos muito felizes em levar, em união com a Embratel, a inovação ao setor, começando pelo Porto de Suape”, afirma.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários