15/04/2024

Siga Antenado inicia a 3ª Fase da entrega dos kits gratuitos; veja como solicitar

Segundo a entidade, nessa nova fase, serão contempladas mais de 439 cidades, com expectativa de atingir 1,5 milhão de famílias.

Nesta terça-feira (28), a Siga Antenado Entidade Administradora da Faixa (EAF) de 3,5 Ghz, criada pela Claro, TIM e Vivo, retoma os trabalhos e inicia a terceira fase de agendamento e instalação dos kits gratuitos com as novas parabólicas digitais. Com isso, a entidade continua o serviço de limpeza da faixa de 3,5 GHz, que é destinada especialmente para a tecnologia 5G.

Nessa terceira fase, serão contempladas mais de 439 cidades, com expectativa de atingir 1,5 milhão de famílias. São Paulo é o estado que conta com o maior número de municípios atendidos, com um total de 163. Em seguida, vem Santa Catarina, com 36 cidades, e Paraná com 33 municípios.

Para saber se a sua cidade está inclusa nessa nova fase, basta acessar o portal da Siga Antenado. Além da lista completa de municípios, é possível saber se você tem direito a receber o kit gratuito. O agendamento para receber os equipamentos pode ser feito tanto no site quanto pelo telefone 0800 729 2404.

A distribuição dos kits gratuitos é destinada para as famílias que estão inscritas em programas sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que ainda usam parabólica tradicional na residência.

A Siga Antenado foi criada por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para viabilizar a implantação da tecnologia 5G no Brasil. Sendo assim, a entidade atua para apoiar a população no processo de migração da transmissão de sinal dos canais de TV abertos via parabólica.

O trabalho até agora

De acordo com dados da Siga Antenado, até 24 de fevereiro, houve 13.329 instalações de parabólicas nas capitais e 51.612 nas cidades com mais de 500 mil habitantes, sendo que foram instalados 2.371 filtros, distribuídos em 598 municípios. Até 7 de fevereiro, não houve registros de interferência nas FSS.

Vale lembrar que é importante realizar a substituição das antenas parabólicas tradicionais pelas digitais para que a frequência de 3,5 GHz, que é usada pelas tradicionais, seja liberada para o 5G. Se não houver a substituição, as famílias não conseguirão mais assistir TV, além de que, pode provocar interferência na quinta geração de internet móvel, uma vez que o sinal da tecnologia é transmitido na mesma frequência.

Além disso, as TVs das famílias com as tradicionais antenas parabólicas poderão ter interferências como chuviscos, chiados, travamento de imagem e até interrupção da transmissão.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários