26/04/2024

Gape conhece inciativas de ensino digital na Catalunha, na Espanha

Presença de representantes na Espanha levou a uma reunião com responsáveis da educação digital na Catalunha.

O Gape se reuniu com o Departamento de Educação da Comunidade da Catalunha, na Espanha. Nesta quarta-feira, 1, o Consulado-Geral do Brasil em Barcelona, na Espanha, organizou uma visita ao Departamento de Educação da Comunidade da Catalunha. A proposta foi trocar experiências sobre ensino e conectividade. 

Reunião do Gape na Catalunha

A comitiva foi composta pelo secretário executivo do Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (o Gape), Nilo Pasquali, Gesilea Teles e Lívia Caruline dos Santos, assessora do conselheiro.

A finalidade da visita foi se inteirar sobre as iniciativas de Educação Digital e escolas conectadas da região. Na ocasião, foram recebidos pelo diretor-geral de Inovação, Digitalização, Currículo e Idiomas, Joan Cuevas Expósito, e pelo diretor-adjunto de Cultura Digital, Jordi Seradols, no Departamento de Educação, em catalão.

No Brasil, o Gape estabelece orientações e fiscaliza a utilização de R$ 3,1 bilhões, conforme o Edital da Licitação do 5G realizado em 2021, para projetos de conectividade em escolas públicas de ensino fundamental e médio, a fim de garantir a qualidade e velocidade necessárias para o uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação.

De acordo com os membros do Gape, o objetivo da experiência catalã na educação é formar estudantes com habilidades digitais em um ambiente que promova uma cultura tecnológica. 

Para alcançar esse objetivo, tanto os alunos quanto os professores têm acesso a laptops distribuídos pelo Departamento de Educação e as escolas são equipadas com Wi-Fi para acesso à internet sem fio. Além disso, são implementados dispositivos de segurança e controle de acesso à internet nos equipamentos distribuídos para garantir um ambiente seguro para o aprendizado.

O governo da Catalunha investe em capacitar coordenadores digitais para garantir que os equipamentos sejam utilizados de forma eficaz em consonância com a estratégia digital catalã. Esse compromisso com a capacitação permite que os professores possam integrar tecnologias digitais em suas aulas e motivar os alunos a aprender de forma inovadora e colaborativa.

Em resumo, a experiência catalã na educação busca formar alunos competentes em habilidades digitais e promover uma cultura tecnológica nas escolas. Com laptops distribuídos, Wi-Fi disponível e dispositivos de segurança e controle de acesso à internet, a Catalunha investe em capacitar seus coordenadores digitais para garantir um uso efetivo dos equipamentos em linha com a estratégia digital catalã.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários