21/04/2024

Ericsson anuncia demissão em massa; corte de milhares de funcionários

Dificuldade em alguns mercados como a América do Norte faz a Ericsson apostar em demissões em massa como corte de custos.

A Ericsson segue em seu plano de corte de custos e por isso fará demissão de 8.500 funcionários em todo o mundo. Foi a própria companhia que anunciou a decisão através de um comunicado enviado para os funcionários e visto pela agência de notícias Reuters. 

Demissão

A empresa já havia anunciado um grande corte de funcionários na sede da empresa na Suécia, durante essa semana, sem dar muitos detalhes de como seriam as demissões. Porém, hoje, surgiu essa novidade. 

O presidente-executivo da Ericsson, Borje Ekholm, foi a voz no memorando enviado aos funcionários. No documento ele disse que cada país com escritório da empresa seguirá com um formato de corte. 

“A forma como as reduções de pessoal serão gerenciadas dependerá da prática local do país”.

Além disso, ele afirmou que em vários locais já nesta semana foi anunciada a redução no quadro de funcionários. 

Na segunda-feira, 20, foi o dia em que a companhia anunciou o plano de cortar 1.400 empregos na Suécia. A Ericsson emprega em todo o mundo mais de 105 mil pessoas. 

Apesar do anúncio de corte de colaboradores, a empresa não divulgou quais serão as regiões mais afetadas. Mas, segundo matéria divulgada no Uol, analistas preveem que a América do Norte será o local mais afetado e regiões em crescimento, como a Índia, terão menos demissões. 

No final do ano passado a Ericsson anunciou que deveria fazer um corte de custos de 9 bilhões de coroas suecas até o final de 2023, por causa da desaceleração da demanda em mercados como a América do Norte. 

O presidente da companhia afirma que é uma obrigação a redução de custos se quiserem permanecer competitivos no mercado. 

“Nosso maior inimigo agora pode ser a complacência”, afirmou. 

E em meio a tudo isso, segundo o diretor financeiro da Ericsson, Carl Mellander, para Reuters, os cortes de custos envolver redução de consultores, imóveis e também o número de funcionários, como já está acontecendo em diversos locais onde a empresa atua ao redor do mundo.

ViaUol
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários