25/04/2024

Onda de perfis fakes no Instagram incomoda os usuários; aprenda como lidar

Descubra como fazer quando perfis fakes ficarem incomodando no Instagram. Atualmente eles interagem como se fossem contas reais.

Os perfis fakes no Instagram tem interagido cada vez mais com contas verdadeiras. Alguns usuários notaram curtidas “pessoas” com nomes estranhos, tanto nos stories, quanto nas fotos do feed. Além disso, há também marcações aleatórias em posts como se fossem promoções para ganhar algum prêmio em dinheiro. 

Instagram

E os indícios de que tratam de perfis fakes são alguns detalhes em comum: nome de usuário é um apelido escrito com caracteres e números, na foto tem uma mulher seminua e anexada a bio um link estranho. 

Como combater esses perfis fakes no Instagram 

O Instagram tem diretrizes próprias e recursos que servem para combater contas que são feitas por robôs, que estão inativas ou tem ações consideradas importantes como curtir diversas fotos de uma só pessoa e seguir vários perfis de uma vez só. 

Ao notar comportamentos assim o próprio Instagram notifica a conta, pois se for uma pessoa usando ela pode corrigir o erro e em seguida a rede social age para remover o perfil. 

Mas do ponto de vista do usuário não há uma solução 100% eficaz. O máximo que pode ser feito é denunciar os perfis fakes. Quando mais reclamações tiver, mais cedo a conta será derrubada de vez. 

Como denunciar perfis fakes 

O bloqueio de outro perfil no Instagram é simples de ser feito. No caso de contas falsas, existe um recurso exclusivo para isso: 

  • Abra o perfil que acredita que é falso e clique na parte superior direita; 
  • Depois selecione a opção “Denunciar”; 
  • Será aberta uma janela com algumas opções, escolha “Está fingindo ser outra pessoa”;
  • Por fim, indique quem poderia ser. Caso não escolha a opção de Spam. 

Segundo o Instagram, o perfil bloqueado não é notificado sobre qual ou quais foram as contas que bloquearam ele. No mais, não há muito o que ser feito diante desse novo “boom” de contas falsas interagindo com contas reais na rede social. 

ViaUol
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários