05/04/2024

Conheça os melhores softwares de desenho de circuitos elétricos

Se você precisa criar projetos elétricos para você ou para seus clientes, você provavelmente sabe que a ferramenta escolhida tem grande impacto no resultado do trabalho. É que se o software possui um bom desempenho, ele pode agilizar bastante o trabalho já que ele oferece métodos rápidos, assertivos e precisos para a criação de sistemas elétricos integrados.

Um bom sistema de projeto elétrico ajuda você a escolher os componentes que serão necessários em sua obra de maneira fácil, para que você consiga criar do zero, ou fazer a integração com os componentes pré-existentes sem o risco de falha ou incidentes.

A importância de escolher o melhor software de projeto elétrico

Como você deve imaginar, um software de design elétrico auxilia na preparação de layouts de circuito elétrico impresso para empresas. Engenheiros elétricos e outros profissionais de áreas afins utilizam ferramentas de projeto elétrico para reestruturar diagramas elétricos atuais ou modelar novos; bem como para gerar documentos, gerenciar a conformidade das obras e colaborar com os membros da equipe.

E como comentamos, um bom software para o controle dos projetos elétricos otimiza toda a elaboração da estrutura elétrica em edificações. Por exemplo, ele facilita a geração automática da lista de equipamentos e cabos, simplificando essa tarefa que seria associada aos engenheiros elétricos. Sem contar que com a ajuda de software de projetos elétricos, os engenheiros podem reduzir erros e cumprir os padrões da indústria.

Muitas empresas usam softwares de projeto elétrico para que possam visualizar modelos elétricos de uma maneira mais apurada e exata. As ferramentas de projeto elétrico ajudam nisso criando plantas, desenhos, ou animações dos componentes elétricos usando bibliotecas embutidas de diferentes peças e fornecendo uma visão interna dos diagramas de projeto elétrico.

Nós sabemos o quanto é importante ter um software elétrico eficiente e por isso listamos os melhores do mercado para você comprar e comparar. Confira:

1 – EdrawMax

Você já ouviu falar do EdrawMax? Ele é uma excelente ferramenta que tem ganhado popularidade entre especialistas em engenharia e eletrônica por conta da sua versatilidade. Com usabilidade intuitiva e facilidade de uso, ele é um software de desenho perfeito para quem precisa fazer projetos elétricos.

O interessante é que ele está disponível para todos os sistemas operacionais e acessível em todos os navegadores, e com ele, você consegue criar desenhos para projetos elétricos bastante profissionais. Talvez por isso ele é um dos programas preferidos entre eletricistas, engenheiros, programadores ou construtores. Além disso, sua interface intuitiva faz com que ele seja interessante também para usuários iniciantes, já que apresenta guias de usuário completos e tutoriais em vídeo.

Como mencionamos, ele pode ser manuseado em todos os sistemas operacionais e navegadores (Windows, Mac, Linux e Web), e sua  instalação e registro são fáceis e também rápidas. O programa oferece templates de modelos de diagramas elétricos gratuitos e editáveis, e oferece uma ampla gama de ferramentas de desenho com usabilidade intuitiva.

Por ter um dos preços mais acessíveis do mercado, ele está entre os melhores software de desenho técnico – crie rapidamente diagramas técnicos com muitos exemplos e modelos. Ele oferece suporte para salvar documentos na nuvem, ou exportar como arquivos Visio, PDF, gráficos, Word, Excel e PPT, e também possui a opção de adição de marca d’água.

2 – Ansys SpaceClaim

ANSYS SpaceClaim permite que os administradores paramerizem arquivos CAD e preparem modelos para impressão 3D usando uma interface unificada porque ele é uma solução CAD 3D projetada para ajudar engenheiros e analistas a criar desenhos em 3D. Ele tem poucos recursos voltados para a área elétrica, mas ele ajuda ele possui um PowerCalc bem interessante.

3 – Autocad

Apesar de ser um pouco caro, o software AutoCAD é mais comumente usado para a criação de desenhos, projetos e modelagem 2D e 3D, mas ele inclui recursos para documentação interessantes pra quem precisa criar projetos elétricos. Com ele você consegue automatizar tarefas e aumentar a produtividade, com ferramentas de comparação de desenhos e contagem, além de recursos para adicionar objetos e criar tabelas. 

Ele também vem com alguns conjuntos de ferramentas específicos para criações de planta, layouts de arquitetura, projeto mecânico, mapeamento 3D, adição de imagens digitalizadas e conversão de imagens rasterizadas. 

4 – SmartDraw

O SmartDraw é interessante porque você consegue criar projetos elétricos ou esquemáticos usando os modelos, ferramentas e símbolos integrados disponíveis na própria plataforma. Ela vem com símbolos padronizados pela indústria, o que faz com que seja possível desenhar e imprimir em qualquer escala.

Outro ponto interessante é que neste aplicativo é possível importar arquivos e estêncil do Visio, criar facilmente diagramas de fiação, projetos de circuitos, diagramas lógicos, diagramas de blocos, planos de fiação residencial e comercial e muito mais.

5 – EletricalOM

ElectricalOM é uma ferramenta interessante, especialmente para  projetos elétricos domésticos, comerciais e industriais de baixa tensão, sem muita complexidade. A principal vantagem desse software é que o ElectricalOM, faz cálculos automáticos, criando automaticamente todos os diagramas esquemáticos, rapidamente e com precisão.

Esse aplicativo traz inputs simultâneos, o que é ideal para trabalhar em equipe. No painel de controle, é possível ver o que está acontecendo e o que cada membro do time está fazendo. É possível também criar projetos que incluem circuito de ramais, distribuição, painéis de distribuição principais, cronograma de equipamentos e eNode.

Compare e escolha o melhor!

Agora que você tem uma lista com excelentes opções do mercado, você pode escolher qual é o melhor software.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários