28/04/2024

Venda de smartphones cai no mundo todo; pandemia é uma das causas

Segundo dados recentes a venda de smartphones caiu no mundo todo. A pandemia e outros fatores ajudaram a chegar neste cenário.

A venda de smartphones caiu expressivamente, desde 2014. 2022 tem sido marcante para a baixa venda de celulares mais modernos. O mercado global registrou uma queda de 9% em relação ao ano passado. Com isso, esses dados marcam o pior trimestre de vendas desde 2014. 

Pessoa usando smartphone

Esses resultados em relação a compra de smartphones deve-se principalmente ao baixo poder aquisitivo, as pessoas têm dado preferência a compra de bens mais essenciais, adiando assim a compra de um celular novo. 

Vendedores de smartphones e sua participação no mercado

A líder de vendas ainda é a Samsung. Ela está no topo do mercado e tem participação de 22%, isso graças a promoções agressivas que ajudam a baixar os estoques nas lojas.

A Apple foi a única empresa das cinco primeiras em participação no mercado que registrou crescimento positivo. Já Xiaomi, OPP e Vivo seguem com uma operação mais cautelosa, elas possuem 14%, 10% e 9% de participação no mercado global. 

Dados da Canalys

Todo esse levantamento foi feito pela Canalys, empresa que faz análise no mercado de tecnologia. Outros fatores que impactam na queda da venda de smartphones são o aumento de preços de energia e taxas de juros, que aconteceram por causa da desaceleração econômica na China e os impactos da Covid-19 por todo o mundo. 

Segundo um analista da Canalys, Sanyam Chaurasia, sem melhoras para o quarto trimestre do ano e no primeiro do ano que vem, os fornecedores vão ter que trabalhar sem uma previsão de produção. Veja o que ele disse na íntegra:

“Como a demanda não mostra sinais de melhora no quarto trimestre e no primeiro semestre de 2023, os fornecedores precisam trabalhar em uma previsão de produção prudente com a cadeia de suprimentos enquanto trabalham em estreita colaboração com o canal para estabilizar a participação de mercado.”

O analista também justificou a queda de compras porque os a geração de hoje espera cada vez mais por grandes promoções e descontos, diferente de outros tempos atrás.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários