27/04/2024

Mercado espera por antecipação do 5G nas grandes cidades

Empresários do setor de telecomunicações e representantes de regulação comentam sobre os desafios da implementação do 5G.

Mercado prevê que ativação do 5G em outras cidades, fora as capitais, deve ser adiantado. As 27 capitais já começaram a implementação da nova rede de internet, se não for em todos os bairros, já tem alguns, com participação das principais operadoras (Claro, Vivo e TIM). 

Pessoa usando internet no notebook

O próximo passo da Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, é começar o trabalho nas cidades médias, aquelas com mais de 500 mil habitantes. Ou seja, os municípios grandes, além das capitais. 

A Região Norte é um desafio para o 5G

Atualmente o maior desafio é a região Norte. Segundo Maximiliano Martinhão, secretário de radiodifusão do Ministério das Comunicações, é complicado levar fibra óptica para essa porção do país. 

Já Carlos Lauria, diretor de relações governamentais e assuntos regulatórios da Huawei, diz que existe certa preocupação com as legislações municipais sobre as antenas, é importante que haja uma preocupação das cidades em facilitar os processos ligados às leis de licenciamento. 

Além da legislação, a limpeza de faixa é necessária para o trabalho

Além das questões de legislação há os desafios da limpeza de faixa. Segundo Leandro Guerra, presidente da Siga Antenado (antiga EAF), em breve novos kits de novas antenas parabólicas serão distribuídos. Essa etapa é de extrema necessidade, pois o 5G não opera em região com a antiga antena parabólica. 

O trabalho tem sido feito, mas talvez seja preciso reajustar a quantidade de antenas redistribuídas, para mais ou para menos, tudo depende do trabalho no interior. 

“Ainda é muito cedo para dizer que o número vai reduzir. Começamos a implantação pelas capitais, onde a demanda por parabólica é baixa. À medida que formos interiorizando, a realidade vai se impor”, diz Martinhão.

A operadora também tem feito o trabalho que pode para explorar o potencial da rede 5G. Um exemplo disso foi a parceria da Claro, Embratel e Ericsson, com apoio da QualComm, que conseguiram bater recorde de velocidade com a nova internet durante testes. 

Para os empresários do nicho e todos os representantes das instituições reguladoras o 5G é o futuro e todos que trabalham com  telecomunicações devem focar nessa expansão de rede pelo país.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários