29/04/2024

Google se junta com empresa indiana para desenvolver smartphone 5G mais barato

Segundo Ambani, o presidente do conselho de administração da Reliance, o aparelho que está sendo desenvolvido será ‘ultra acessível'.

Enquanto a tecnologia 5G não for totalmente disseminada, encontrar um smartphone compatível com rede com um preço mais barato não será fácil. No entanto, as empresas ao redor do mundo já estão trabalhando para lançar um modelo mais acessível do que estão sendo comercializados atualmente. É o caso da empresa de telecomunicações indiana Reliance e do Google, da Alphabet.

Nesta segunda-feira (29), a tele anunciou que está trabalhando com a bigtech para lançar um smartphone 5G de baixo custo. Em encontro anual da empresa, Mukesh Ambani, o presidente do conselho de administração da Reliance, disse que a rede 5G da Jio, companhia do conglomerado da empresa, será a maior do mundo, e será lançada principais cidades do país, incluindo Nova Délhi e Mumbai, antes de ser expandida através da Índia até dezembro do próximo ano.

Ambani, que é um dos homens mais ricos da Índia, afirmou que o aparelho que está sendo desenvolvido com o Google será “ultra acessivel”. Atualmente, os dispositivos mais baratos que são vendidos no mercado indiano custam cerca de US$ 150. Além disso, cerca de 700 milhões de indianos não possuem um smartphone.

“Para conquistar o mercado de massa 5G, um celular abaixo de US$ 100 é imperativo e a Jio está bem posicionada para levar o 5G às massas”, disse Neil Shah, vice-presidente de pesquisa da Counterpoint.

Embora seja na Índia, a notícia pode trazer maior esperança para o mercado brasileiro, onde os smartphones 5G ainda estão com valores elevados, dificultando o acesso da população a nova tecnologia, e consequentemente, afetará a receita das operadoras que estão investindo forte na infraestrutura da rede.

Competição?

Em meados de agosto, a Senwa anunciou durante evento em São Paulo, o Qualcomm 5G Summit Brazil, que pretende lançar um dos smartphones intermediários com 5G mais barato do mercado, sob a marca Acer.

O CEO da Qualcomm no Brasil, Luiz Tonisi, afirmou que a expectativa é que as vendas sejam iniciadas em dezembro deste ano e começo de 2023. Segundo o executivo, o foco do negócio é ofertar dispositivos 5G com preços mais acessíveis para democratizar o acesso à tecnologia no país.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários