29/03/2024

Anatel lança página para orientar clientes da Oi no processo de migração

No portal, os usuários poderão descobrir qual a sua futura operadora, assim como tirar dúvidas sobre planos com fidelização e combos.

Desde que foi concluída a venda da Oi Móvel para a TIM, Vivo e Claro, os clientes da Oi foram divididos em três partes, que foram distribuídos para as três operadoras. Embora haja notícias relacionadas ao processo de transferência desses clientes, sempre há dúvidas e questões que não são totalmente sanadas.

Com isso, nesta quinta-feira (11), a Agência Nacional de Telecomunicações lançou um site com informações e orientações para os consumidores que serão migrados da Oi para as três operadoras. A proposta da página é esclarecer dúvidas e questões em relação à portabilidade.

Dentro do site, o consumidor poderá consultar qual será a sua futura operadora, quais os seus direitos nesse processo, além de contar com uma seção de “Perguntas e Respostas“, baseada nas principais dúvidas dos clientes.

Um dos pontos que constam no site que poucos usuários sabem é a possibilidade de ser multado caso faça portabilidade antecipadamente. A multa pode ocorrer se um cliente fidelidade da Oi Móvel quiser ir para outra operadora que não seja aquela destinada a sua região.

Por exemplo: os usuários têm um plano com fidelidade de dois anos com a Oi Móvel em uma região que será migrado para a TIM, onde não haverá ônus por migração. Mas, se caso, ele migrar para a Claro ou Vivo, antes de ser notificado pela Claro, ele ficará sujeito à multa, assim como é previsto no plano contratado.

“A cobrança de multa poderá ocorrer apenas no caso de consumidores fidelizados que anteciparem sua migração para outra prestadora, ou seja, antes de receberem a comunicação da prestadora de que serão migrados”, explica a Anatel.

Outro esclarecimento o que a agência traz é sobre o que acontece com os clientes de combos da Oi. Neste caso, o número móvel será migrado, mas a assinatura da banda larga, TV por assinatura e telefonia fixa continuarão na Oi.

De acordo com a Anatel, as operadoras não são obrigadas a manter condições idênticas para aqueles usuários vindos da Oi, mas que devem ser “semelhantes”. No entanto, admite que pode haver mudanças de franquia e tarifação, por exemplo.

Em relação aos créditos acumulados no plano pré-pago da Oi, eles deverão ser mantidos caso os usuários fiquem no mesmo plano na nova operadora. Mas se fizer portabilidade para operadora diferente da destinada para a região, não ocorrerá o carregamento dos créditos.

A página disponibilizada pela Anatel contém informações importantes nesse processo que tem causado dúvidas e apreensão nos clientes da Oi. Com isso, é de extrema importância esse site para tranquilizar essa população e evitar possíveis problemas no futuro. Inclusive, no site há tabela simplificada e de fácil compreensão com as regiões que passarão a ser atendidas por cada operadora.

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