14/04/2024

Moisés Moreira afirma que não há data definida para ativar 5G nas próximas capitais

Conselheiro da Anatel diz que a definição do calendário depende de informações a respeito do cenário em cada uma das cidades.

Com a liberação do sinal do 5G em Brasília e o início da distribuição de kits para a migração da TVRO para a banda Ku, moradores das capitais brasileiras já se animaram com a ideia de ter a nova tecnologia disponível em sua cidade, inclusive alguns nomes já foram declarados que seriam as próximas capitais a receber o sinal. No entanto, se trata de uma estimativa.

Acontece que a chegada do 5G em outras capitais do Brasil dependem da definição do calendário que depende de informações a respeito do cenário em cada uma das cidades, segundo o presidente do Gaispi e conselheiro da Anatel, Moisés Moreira.

Ou seja, é necessário esperar a liberação da frequência 3,5 GHz pela Entidade Administradora da Faixa (EAF, agora com o nome fantasia Siga Antenado), para então o Gaispi, grupo responsável pela limpeza de faixa e implementação do 5G, confirmar, verificar e autorizar o processo.

“A EAF está envidando esforços para deixar a faixa limpa em Porto Alegre, Belo Horizonte, João Pessoa e São Paulo. Entretanto, ainda não tenho um feedback da entidade atestando que já se fez todo o trabalho”, declarou Moreira.

Nesta terça-feira (12), a Siga Antenado começou a realizar a troca das antenas parabólicas em São Paulo, o que pode deixar muitos paulistas animados com a possibilidade do 5G chegar mais cedo à capital, mas é bom entender que não há uma data definida. O conselheiro disse que “Não se tem previsão, apenas expectativas”.

Ele também ressaltou que não há necessariamente uma capital na frente do lançamento do 5G, embora os trabalhos de limpeza de espectro estejam mais avançados. “O que pode acontecer é que posso autorizar todas [de uma vez]”, destacou.

Acontece hoje (13), uma nova reunião ordinária do Gaispi, mas Moisés Moreira adianta que “Não está na pauta a autorização de nenhuma capital“. No entanto, isto não quer dizer que a liberação das cidades não ocorra ainda este mês. Lembrando que a autorização do lançamento em Brasília aconteceu em reunião extraordinária.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários