09/04/2024

Anatel lança painel com dados sobre conectividade nas escolas

Novo dashboard deixa à disposição da população informações relacionadas às instituições de ensino que possuem ou não acesso à internet.

Nesta quinta-feira (07), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou o painel de dados Colectividades nas escolas, que consta as informações sobre o mapeamento de instituições de ensino que já contam com acesso a web de diversas fontes. O novo ambiente reúne dados do Censo Escolar de 2021, o Programa Banda Larga nas Escolas, Gesac, os compromissos decorrentes do Edital do Leilão de 4G e o medidor de velocidade do NIC.BR, por exemplo.

A estruturação dessas informações em dashboard foi feita por iniciativa do Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape), criado em atendimento ao Edital do Leilão de 5G. Lembrando que as empresas vencedoras da faixa de 26 GHz, assumiram o compromisso de investir R$ 3,1 bilhões para conectividade nas escolas públicas.

Já na página inicial do painel, podem ser encontradas informações sobre a quantidade total de escolas públicas federais, estaduais e municipais de educação básica em atividade; o número total de escolas urbanas e rurais; o número de escolas sem internet, tanto urbanas quanto rurais; o número de escolas sem laboratório de informática; e o número de escolas sem energia elétrica.

Por meio dos filtros, é possível encontrar dados segmentados por região, unidade da Federação, por município, pelo nome da escola, pelo programa de conectividade que eventualmente já atenda a instituição, pela dependência (federal, estadual, municipal ou privada), pela localização (urbana ou rural) e pela localização diferenciada (área de assentamento, área quilombola ou terra indígena).

Além disso, também é possível verificar as escolas que já contam ou não com acesso a internet, em cada Unidade da Federação. Ao pesquisar em cada instituição de ensino, o painel apresenta informações como quantidade de alunos matriculados, se possui ou não internet e laboratório de informática, eventual programa de conectividade que atenda a escola e qual a velocidade de transmissão de dados, se houver o medidor do NIC.BR.

Os dados do painel estão disponíveis para acesso em formato de planilha, sendo que a utilização do novo dashboard possui um tutorial para uso elaborado pela Anatel.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários