23/04/2024

Internet da Starlink está sendo testada a bordo de aviões da Delta Airlines

Elon Musk revelou suas intenções de investir no segmento da aviação, fornecendo internet via satélite da empresa pertencente à SpaceX.

As companhias aéreas estão buscando aprimorar a velocidade da conexão wifi dentro das suas aeronaves durante voos, com intuito de aumentar a velocidade ou impedir que haja queda durante a viagem. Atualmente, uma das empresas no ramo de internet mais procurada é a Starlink, de Elon Musk.

De acordo com o The Wall Street Journal, a companhia Delta Airlines já está realizando testes com a internet via satélites da empresa pertencente à SpaceX. Ed Bastian, presidente-executivo do grupo de aviação, já confirmou que a empresa está realizando os testes, mas não deu maiores detalhes sobre como ou quando a rede será instalada nas aeronaves.

Há informações de que a Starlink também está negociando oferecer seus serviços com outras companhias aéreas para ofertar conexão sem fio, migrando para a área comercial. Jonathan Hofeller, vice-presidente da empresa, afirmou no Connected Aviation Intelligence Summit 2021 que “Estamos conversando com várias companhias aéreas”.

“Temos nosso próprio produto de aviação em desenvolvimento, já fizemos algumas demonstrações e estamos tentando finalizá-lo para ser colocado em aeronaves em um futuro muito próximo.”

Os satélites da Starlink são operados e lançados pela SpaceX, cujo objetivo é oferecer internet banda larga para as mais distantes partes do planeta. O objetivo principal da empresa é colocar 42000 equipamentos em órbita, sendo que até o momento já foram lançados ‘apenas’ 2335. O próprio fundador da Tesla já confirmou que tem intenções de investir no segmento da aviação.

Ano passado, na mesma época do Connected Aviation Intelligence Summit 2021, Elon Musk publicou em seu perfil no Twitter que a SpaceX estava à procura de uma certificação para oferecer seus serviços de internet via satélites a bordo de aviões como Boeing 737 e Airbus A320.

Como funciona a internet nas aeronaves?

A conectividade nos aviões é oferecida por meio de uma antena em forma de ‘domo” que fica na parte superior para captar sinais de satélites. Atualmente, a Delta Airlines usa os serviços da Viasat, empresa de comunicações via satélites sediada na Califórnia.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários