24/04/2024

USP, Claro e Embratel vão estrear 5G no Hospital das Clínicas

Projeto também conta com a participação da Ericsson e start-ups; entenda!

Uma nova parceria entre a operadora Claro, a Embratel e o InovaHC, núcleo de inovação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) permitirá a entrada do 5G na sala de cirurgia robótica do centro cirúrgico do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp).

5g-pesquisa-ericsson
Foto: Reprodução Internet

Além das empresas, o projeto ainda conta com a participação do beOn Claro, hub de inovação da operadora; da Embratel; da Ericsson e da startup NuT, de Natal (RN).

A ação fará do HC o primeiro o hospital público do Brasil a utilizar a tecnologia de quinta geração da internet móvel. A operação deve começar ainda no primeiro semestre deste ano.

Como vai funcionar

Os parceiros vão integrar as informações de monitoramento do paciente cirúrgico em uma base de dados que permita o acompanhamento e avaliação pela equipe médica de forma remota, pelo celular.

Esses dados serão vinculados aos equipamentos onde são feitos os monitoramento dos sinais vitais durante a cirurgia. As informações permanecerão dentro da instituição e serão transmitidas e organizadas em um banco de dados que os dados de todos os pacientes.

Além da otimização dos centros cirúrgicos, nas próximas etapas da pesquisa, a integração de tecnologias vai possibilitar mais segurança e qualidade às cirurgias e também o desenvolvimento de novos serviços de apoio e educação a distância.

Sobre o projeto, Marco Bego, diretor do núcleo de inovação do Hospital das Clínicas, disse: “Para o InovaHC, a colaboração entre o Hospital das Clínicas, Claro e Embratel fortalecerá o ecossistema de inovação, possibilitando os testes de novas tecnologias com potencial de trazer muitos ganhos para a saúde”.

De acordo com o diretor do beOn Claro, Rodrigo Duclos, “esta parceria vai nos trazer a oportunidade de cocriar e aprimorar aplicações em colaboração com profissionais e pesquisadores que estão entre os mais especializados do País neste segmento aliando o alcance global do beOn Claro nos ecossistemas de inovação aberta”.

“O intercâmbio de experiências proporcionado pela parceria da Claro e da Embratel com a Ericsson, a NuT e o InovaHC permitirá a criação de soluções disruptivas, a identificação de novos mercados e o fomento da inovação a partir das novas redes, novos sensores e da computação de borda, possibilitando a descoberta de novas oportunidades para suprir as necessidades da área. A Embratel está muito orgulhosa de realizar a integração das soluções utilizadas no projeto, habilitando toda a infraestrutura digital necessária”, destacou Maria Teresa Lima, Diretora-Executiva da Embratel para Governo.

De acordo com o Vice-presidente de Negócios da Ericsson, Tiago Machado, “o 5G vai transformar a experiência de conectividade móvel como conhecemos, sobretudo na telemedicina e, para a Ericsson, é motivo de muito orgulho poder apoiar nossos clientes e parceiros nessa iniciativa inovadora que permitirá ao maior complexo hospitalar da América Latina iniciar uma jornada em direção ao futuro”.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários