InícioTelefonia CelularDados do isolamento social no Espírito Santo estão desatualizados

Dados do isolamento social no Espírito Santo estão desatualizados

Sistema de monitoramento oferecido pelas operadoras expirou no final do mês passado.

A população do Espírito Santo está há uma semana sem ter acesso aos dados de isolamento social no estado, idealizado como medida para combater a pandemia da Covid-19.

O painel online foi atualizado pela última vez em 29 de junho, apresentando um índice de 46,23% de isolamento social em Espírito Santo.

Segundo o governo do estado, os dados disponibilizados pelas operadoras de telefonia, utilizados para extrair as informações publicadas no site, expirou no final do mês de junho.

“Por problemas técnicos das operadoras, a renovação da adesão será realizada somente nesta segunda-feira (6)”, informou a assessoria de imprensa do governador Renato Casagrande.

O Minha Operadora entrou em contato com o SindiTelebrasil, entidade que congrega as operadoras de telefonia móvel, e recebemos a confirmação que o termo de compromisso entre o governo do Espírito Santo e as operadoras já foi prorrogado.

“O SindiTelebrasil informa que os termos de compromisso firmados pelos governos e municípios com o setor venceram em 30/06/2020, sendo, portanto, necessária a assinatura de aditivo para a sua prorrogação. Não há nenhum problema técnico. O fornecimento dos dados já foi retomado no ES”, diz o comunicado da entidade.

Até o fechamento desta matéria, o painel de isolamento social do Espírito Santo ainda não foi atualizado.

VIU ISSO?

–> Monitoramento de celular já entrega ‘abandono’ de isolamento social

–> Anatel defende o monitoramento de celulares

–> Justiça mantém acordo entre governo de São Paulo e operadoras

O sistema utiliza dados fornecidos pelas principais operadoras do país, como medida para combater a disseminação do novo coronavírus.

Para isso, as empresas de telefonia disponibilizam gratuitamente para governos estaduais e municipais uma ferramenta de Big Data de Mapas de Calor, que fornece informações estatísticas da concentração de celulares.

De acordo com o SindiTelebrasil, os dados são organizados de forma agregada e anônima, o que não identifica pessoas, mas a quantidade de dispositivos por antena.

Índice de isolamento no estado do Espírito Santo até 29 de junho.

Com informações de A Gazeta ES.

Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 9 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
CONTEUDO RELACIONADO
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários

MAIS POPULARES