21/04/2024

Dados do isolamento social no Espírito Santo estão desatualizados

Sistema de monitoramento oferecido pelas operadoras expirou no final do mês passado.

A população do Espírito Santo está há uma semana sem ter acesso aos dados de isolamento social no estado, idealizado como medida para combater a pandemia da Covid-19.

O painel online foi atualizado pela última vez em 29 de junho, apresentando um índice de 46,23% de isolamento social em Espírito Santo.

Segundo o governo do estado, os dados disponibilizados pelas operadoras de telefonia, utilizados para extrair as informações publicadas no site, expirou no final do mês de junho.

“Por problemas técnicos das operadoras, a renovação da adesão será realizada somente nesta segunda-feira (6)”, informou a assessoria de imprensa do governador Renato Casagrande.

O Minha Operadora entrou em contato com o SindiTelebrasil, entidade que congrega as operadoras de telefonia móvel, e recebemos a confirmação que o termo de compromisso entre o governo do Espírito Santo e as operadoras já foi prorrogado.

“O SindiTelebrasil informa que os termos de compromisso firmados pelos governos e municípios com o setor venceram em 30/06/2020, sendo, portanto, necessária a assinatura de aditivo para a sua prorrogação. Não há nenhum problema técnico. O fornecimento dos dados já foi retomado no ES”, diz o comunicado da entidade.

Até o fechamento desta matéria, o painel de isolamento social do Espírito Santo ainda não foi atualizado.

VIU ISSO?

–> Monitoramento de celular já entrega ‘abandono’ de isolamento social

–> Anatel defende o monitoramento de celulares

–> Justiça mantém acordo entre governo de São Paulo e operadoras

O sistema utiliza dados fornecidos pelas principais operadoras do país, como medida para combater a disseminação do novo coronavírus.

Para isso, as empresas de telefonia disponibilizam gratuitamente para governos estaduais e municipais uma ferramenta de Big Data de Mapas de Calor, que fornece informações estatísticas da concentração de celulares.

De acordo com o SindiTelebrasil, os dados são organizados de forma agregada e anônima, o que não identifica pessoas, mas a quantidade de dispositivos por antena.

Índice de isolamento no estado do Espírito Santo até 29 de junho.

Com informações de A Gazeta ES.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários