05/04/2024

Programas para mudar o endereço IP no Android

Endereço IP é uma espécie de número de identidade para os usuários de internet. E existem inúmeras razões pelas quais poderá querer alterar o seu.

como alterar o endereço IP VPN

O endereço IP é uma espécie de número de identidade que o identifica quando se conecta à internet, de forma que possa transmitir e receber informação. E existem inúmeras razões pelas quais poderá querer alterar o seu endereço IP.

Não é um processo muito intuitivo, mas também não é complicado. E é ligeiramente diferente para quem tem um sistema operacional Android. Além disso, pode ainda optar por instalar um aplicativo para fazer isso ou mesmo uma VPN. Por isso, compilamos abaixo tudo o que necessita saber sobre mudar e esconder o endereço IP no Android.

O QUE É O ENDEREÇO IP?

Antes de mais nada, convém entender o que é o endereço IP. As iniciais são do Inglês Internet Protocol e refere-se ao número de identificação do dispositivo que utiliza para acessar a internet (seja um computador, um celular ou um tablet). É mais ou menos como o seu número de telefone, que serve para o identificar e para que possa alcançar as outras pessoas e vice-versa. E, tal como o telefone, também o endereço IP é um conjunto de algarismos aleatórios.

Existem dois tipos de endereços IP: os estáticos e os dinâmicos. Como o próprio nome indica, os estáticos são endereços IP fixos, que não mudam nunca. São mais raros, pois destinam-se sobretudo a casos específicos, como a administração de um servidor. Por sua vez, os endereços IP dinâmicos são bem mais comuns e são aqueles que são temporariamente atribuídos sempre que se conecta à internet.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DE MUDAR O ENDEREÇO IP?

São várias as razões que o podem levar a querer alterar o seu endereço IP, mas a maioria delas tem a ver com questões de segurança. Como se sabe, a internet não é propriamente o local mais seguro do mundo, onde a troca de informação pode estar comprometida. Alterar o endereço IP pode ser uma forma de garantir a proteção dos seus dados, a sua identidade ou a sua localização.

A outra vantagem de mudar o seu endereço IP tem a ver com o fato de poder acessar a conteúdo exclusivo de outros países, como acontece, por exemplo, com filmes ou séries. Com um endereço IP diferente pode acessar a conteúdo exclusivo que esteja bloqueado no seu país, por exemplo.

COMO MUDAR O ENDEREÇO IP NO ANDROID?

Modificar o endereço IP é um processo que muda de acordo com o sistema operacional que utiliza. No entanto, nem todos os produtos Android permitem faze-lo nas próprias definições. O mais certo é vir a necessitar de um aplicativo para tal.

Comece por acessar às configurações do seu Android e toque em “Wi-fi”. Depois, toque sobre a rede que quer alterar o endereço IP. Para isso, pressione com o dedo durante alguns momentos. Escolha agora “Modificar a rede” no menu que vai aparecer e marque a opção “Exibir opções avançadas”. Finalmente, procure a opção “DHPC” e configure essa opção como “Estático”. Terá então acesso ao seu número de endereço de IP e DNS, que poderá alterar.

ALTERAR O ENDEREÇO IP COM UM APLICATIVO

Apesar de tudo, este pode ser um processo complicado. Além disso, nem todos os dispositivos Android permitem esta alteração das configurações de modo a modificar o endereço IP. Assim, a melhor opção é utilizar um programa para o fazer. Na internet se encontram vários aplicativos para mudar o endereço IP, mas a mais simples e eficiente será através de uma VPN.

Uma VPN é um canal de comunicação digital que é estabelecido sobre a rede e que permite ao utilizador trocar informação criptografada. Isso faz com que possa utilizar uma rede pública de acesso à internet sem ter medo que lhe roubem informação sensível, assim como pode utilizar uma VPN para acessar ao sistema interno da sua empresa, por exemplo.

Uma das VPN mais seguras e confiáveis é o Surfshark. São vários os aplicativos disponíveis na internet, mas além da segurança inviolável, o Surfshark disponibiliza ainda vários recursos premium por um valor mais baixo do que a sua concorrência. Além disso, para quem está começando, o Surfshark oferece um período de experimentação totalmente gratuito.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários