Pré-pago atrasa expansão do streaming no Brasil

Mesmo em declínio, segmento ainda domina o número de linhas móveis disponíveis no país; entenda.

Ilustração pré-pago
Imagem: Wikimedia Commons

Nos últimos anos, ficou claro que o streaming é o negócio do momento, mas também um mercado dominado por gigantes companhias como Disney, Amazon, Netflix, Apple e outras.

Produtores locais ou menores certamente ficam em desvantagem no duelo de gigantes que se formará pelos próximos anos mundo afora.

Na mira das marcas está a América Latina, região de grande potencial para expansão dos negócios, assim como a venda dos produtos de entretenimento como um todo.

Entretanto, ainda há um entrave que impede uma maior adesão aos aplicativos de vídeo sob demanda: o alto número de linhas móveis pré-pagas.

É um segmento em declínio, mas ainda responsável por boa parte dos chips ativos no Brasil. Com uma conexão limitada, quem se atreve a gastar tudo com filmes, séries e programas no geral?

VIU ISSO?

–> Netflix deixa de oferecer 1º mês grátis

–> Brasileiros fazem campanha pelo lançamento do Disney+

–> Amazon Prime Vídeo ganha combo imperdível para bater Netflix

O tráfego de dados é promissor, mas não será relevante para a expansão desse mercado até que as pessoas migrem do pré para o pós-pago, ou as prestadoras ofereçam melhores opções para o segmento.

A outra barreira surge da penetração e da velocidade relativamente baixa de banda larga no Brasil.

As empresas que ofertam a conexão raramente ultrapassam dos 4 Mbps, velocidade mínima para conseguir reproduzir um vídeo em alta definição. A esperança se concentra na expansão da fibra óptica.

Entretanto, o Brasil é um terreno fértil para o audiovisual, o que certamente atrai as empresas de streaming.

O país é o que detém maior voluma de produtos exclusivos, tudo graças a forte presença de produtores locais como Globoplay, Telecine e outros.

Abaixo, a tabela de disponibilidade para cada streaming na América Latina.

Tabela de streaming na América Latina
Imagem: Labs Ebanx

Com informações de Labs Ebanx

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
4 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários