Anatel aprova novo regulamento para homologação de produtos

Órgão simplificou o processo de avaliação e zerou taxas de certificação de equipamentos de telecomunicações.

Nesta quinta-feira, 17, o conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou o novo regulamento que avalia a conformidade e homologação de produtos de telecom.

Entre as mudanças, o novo texto isenta de forma imediata a cobrança de taxa administrativa para homologar todos os produtos de telecomunicações, incluindo equipamentos de radioamador, drones, entre outros importados.


A ideia com o novo regulamento é tornar o processo de avaliação mais rápido e versátil, simplificando a burocracia, mas mantendo elevados padrões de qualidade.

Durante o processo de avaliação de conformidade, os equipamentos são testados em laboratório para verificar padrões técnicos e garantir a segurança do consumidor.

VIU ISSO?
–> Anatel cria nova área local no nordeste
–> Anatel mantêm decisão que Oi não possui poder de mercado
–> Anatel suspende eleições para escolha de ‘Conselhos de Usuários’

“É uma evolução necessária para conferir maior flexibilidade, confiabilidade e celeridade ao processo e, ainda, diminuir barreiras regulatórias e custos transacionais, em linha com as diretrizes de política econômica expedidas pelo Ministério da Economia”, esclareceu Leonardo Euler de Morais, presidente da Anatel.

Em julho, no Twitter, o presidente Jair Bolsonaro já enaltecia a revogação de 173 resoluções para desburocratização da agência, bem como o fim da taxa administrativa. O governo também vem promovendo tarifas de importações zeradas em produtos de telecom que não possuem similares produzidos no Mercosul.

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.

2
Deixe um comentário

Por favor, faça login para comentar
2 Número de Comentários
0 Número de Respostas
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Comentário com mais interação
2 Autores de comentários
ChristopherTauan Fontoura Autores recentes de comentários
  Acompanhar esta matéria  
o mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
Tauan Fontoura
Colaborador
Tauan Fontoura

Finalmente o país está indo pra frente com um presidente honesto

Cidade - UF
Porto Velho RO
Christopher
Colaborador

Maravilha 👏🏼

Cidade - UF
Goias