19/04/2024

Anatel cria nova área local no nordeste

Municípios do Piauí deixarão de ter chamadas tarifadas como longa distância e serão cobradas como locais.

Foto: Anatel

Nesta terça-feira, 15, foi publicado no Diário Oficial da União, a decisão do conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de criar a Área Local de Parnaíba, abrangendo as cidades de Parnaíba, Ilha Grande, Luis Correia e Cajueiro da Praia, no estado do Piauí.

Com a medida, as ligações telefônicas realizadas entre os 4 municípios não serão mais cobradas como longa distância, passando a ser tarifadas como chamadas locais.

A mudança deve beneficiar mais de 200 mil moradores na nova área local.

A revisão de áreas locais de serviços de telefonia é considerada quando existem regiões com continuidade urbana, resultado do crescimento e posterior fusão de um ou mais municípios, como é o caso da Área Local de Paranaíba.

VIU ISSO?
–> Anatel envia equipamento para localizar vítimas de desabamento
–> Anatel mantêm decisão que Oi não possui poder de mercado
–> Abranet critica a nova lei das telecomunicações e pede mudanças

Na mesma resolução, a Anatel concedeu tratamento similar às cidades Nova Descoberta, na Paraíba, e Nova Cruz, no Rio Grande do Norte. As chamadas entre as duas localidades também serão tarifadas como locais.

Na prática, a alteração apenas expande as chamadas locais nessas duas regiões, pois os moradores já eram tarifados como local ao realizar ligações para seus próprios municípios.

Como a decisão requer adequações por parte das operadoras de telefonia, a Anatel concedeu prazo de 120 dias (4 meses) para que as mudanças entrem em vigor.

A revisão já era prevista na agenda regulatória da Anatel para o biênio 2019-2020.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários