Redução de imposto de importação para smartphones é criticada

Para Abinee, redução do imposto, anunciada por Bolsonaro, pode extinguir mais de 100 mil empregos.

smartphone-e1560873086473.jpg

O anúncio feito no último domingo (16) pelo presidente Jair Bolsonaro, em sua conta oficial no Twitter, de que o imposto de importação de eletrônicos, inclusive de smartphones, poderão cair de 16% para 4%, recebeu críticas do presidente da Abinee, Humberto Barbato.

De acordo com o dirigente da associação do setor de eletrônicos, retirar o imposto dos produtos importados, mas manter a cobrança das mesmas alíquotas praticadas hoje sobre insumos usados na indústria prejudicaria a competitividade das empresas estabelecidas no País.


VIU ISSO?
Governo intervém para travar importação de celulares
Produtos importados passam a receber taxa de homologação da Anatel
Fabricantes são condenados por formação de cartel

Na semana passada, o secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Marcos Troyjo, já havia antecipado a possibilidade de corte de alíquota durante discurso em evento.

IGUALDADE DE CONDIÇÕES

Em nota, a Abinee defendeu que o governo garante igualdade de condições no setor. “A indústria não se nega a enfrentar uma concorrência maior com os produtos importados por conta da redução da tarifa, mas defende que esse tema deve ser tratado com total transparência e de forma negociada com a indústria”, diz o documento.

Somente no setor de tecnologia da informação e comunicações (TICs) seriam extintos mais de 100 mil empregos diretos com a redução do imposto de importação para eletrônicos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) citados pela Abinee.

About Erivelto Tadeu
Jornalista com mais de 30 anos de experiência, exercendo as funções de repórter, redator, editor, especializado nos setores de tecnologia da informação, internet e telecomunicações.

2
Deixe um comentário

avatar
2 Número de Comentários
0 Número de Respostas
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Comentário com mais interação
2 Autores de comentários
Fábio Murilolucas Autores recentes de comentários
  Cadastre-se  
o mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
lucas
Visitante
lucas

não é todo mundo que compra celular importado e tem bastante peça dos aparelhos que vem de fora do pais , a maioria da china

Fábio Murilo
Visitante
Fábio Murilo

É simples…e só diminuir o valor dos celulares vendidos aqui no Brasil que são extremamente caros.