Vivo lidera ganho de clientes em março: 102 mil novos usuários

Adivinha quem perdeu o maior número de consumidores de novo?



O cenário da telefonia móvel no Brasil em fevereiro, quando a Vivo liderou o ganho de clientes e a TIM liderou a perda, voltou a se repetir em março. A Vivo, do grupo espanhol Telefónica, teve um desempenho confortável e adicionou 102.509 linhas na sua base de clientes. Junto com a Vivo, as empresas Nextel (32.247), Porto Seguro Conecta (12.382) e Datora (8.151) foram as outras que apresentaram crescimento na fatia de mercado.


A TIM, por sua vez, segue tendo um péssimo desempenho. A companhia controlada pela Telecom Italia está desativando um número absurdo de pré-pagos – em março foram 335 mil linhas pré desativadas – e não está conseguindo convencer os usuários a migrar para o pós-pago – apenas 75 mil cadastros TIM Pós foram criados no mesmo mês. Com isso, a TIM registrou adições líquidas negativas de 260.145 usuários.




Mesmo se somarmos a perda de acessos das operadoras Claro (-33.909), Oi (-7.644), Algar Telecom (-5.081) e Sercomtel (-586), não conseguimos chegar nem na metade do total de perdas da TIM. Esse é o quinto mês consecutivo de movimentação negativa da empresa.



VIU ISSO?

De acordo com dados liberados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o segmento de telefonia móvel brasileiro fechou o primeiro trimestre de 2019 com 228.881.323 chips de comunicação sem fio em funcionamento. Isso representa uma queda de -0,03% em relação ao mês de fevereiro. Perceba abaixo como está dividido todo esse número de linhas:


Para eleger a empresa “Destaque e o Mico do Mês”, o Minha Operadora faz uma análise do crescimento percentual de base de clientes de cada uma das operadoras móveis. A empresa que conseguir aumentar percentualmente a sua própria quantidade de consumidores é Destaque, enquanto a tele que mais diminuir a base em números percentuais é o Mico. Vejamos como ficou o desempenho individual de cada companhia:

  1. Datora (aumentou a base em 1,97%) => DESTAQUE
  2. Nextel (+0,95%)
  3. Vivo (+0,13%)
  4. Oi (-0,02%)
  5. Claro (-0,06%)
  6. Algar Telecom (-0,39%)
  7. TIM (-0,47%)
  8. Sercomtel (diminuiu a base em -0,96%) => MICO

About Redação Minha Operadora
Um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecomunicações do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.

29
Deixe um comentário

avatar
23 Número de Comentários
6 Número de Respostas
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Comentário com mais interação
0 Autores de comentários
ApierreJoséfabioMano expertAndrey Autores recentes de comentários
  Cadastre-se  
o mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
jotha
Visitante

Eu cansei de tim, oi e claro, agora tô na vivo pago mais caro mais tenho sinal, só que a vivo deveria abaixar um pouco os preços, na periferia de São Paulo o melhor sinal é da vivo

Eurípedes
Visitante

Por isso mesmo ela não vai baixar a ponto de ficar pau a pau com as outras.
Imagine vc dono de um estabelecimento com produtos de qualidade, e eu concorrente com produtos similares, porém de baixa qualidade, que causa algum mal estar em quem consome.

Vc baixaria seu preço, sabendo da qualidade de seus produtos, q não causa nenhum tipo de efeito negativo em seus clientes, para tirar os meus?

Mano expert
Visitante

Baixar pra quê, se ela está ganhando clientes. Se eu fosse o dono já estaria pensando em aumentar ainda mais. Aliás eles já devem estar pensando nisso.

Unknown
Visitante

A vivo e um lixo, não adianta ter só sinal se não tem preços que cabe no bolso. A Tim, a Claro e a Oi são muito melhor do quer a vivo

Ezequiel
Visitante

E não adianta ter preço competitivo se não tem sinal.

Eurípedes
Visitante

Pergunto a mesma coisa q perguntei acima um colega.

Por isso mesmo ela não vai baixar a ponto de ficar pau a pau com as outras.
Imagine vc dono de um estabelecimento com produtos de qualidade, e eu concorrente com produtos similares, porém de baixa qualidade, que causa algum mal estar em quem consome.

Vc baixaria seu preço, sabendo da qualidade de seus produtos, q não causa nenhum tipo de efeito negativo em seus clientes, para tirar os meus?

Apierre
Visitante

Já usei as 4, e a única que realmente vale os reais que pago é a Vivo. Olhem a Tim, com promoções boas indo ladeira abaixo. As pessoas estão dando mais valor ao seu dinheiro.

Julio
Visitante

Com esse plano pre ridicuko ( o beta so com convite), realmente fica dificil manter o pre em alta.

Jean Michel Skalee
Visitante

Desde quando a promoção pré paga ficou ridícula que a tim está em queda livre. Não sei como ainda está apostando nesse Tim pre top ainda.Tentaram piorar o pré pago pra trazer usuários para controle e pós e tomaram nos seus respectivos…. Podem falar o que for mas nunca vou trocar o pré pago por controle e pós. Pois além de usar pouco o celular e quando usa há ofertas que são diárias evitando altas contas, tb tem ofertas que acabam sendo muito mais em conta e melhora com sites dando desconto em recargas. De quebra, não precisa ficar fidelizados… Leia mais »

Roberto
Visitante

Na verdade, a Tim deu um tiro no próprio pé, pré pago que você paga como se fosse um plano controle ou pós.
Você coloca créditos e já cobram o valor automaticamente.
A tendência é essa mesma, ir para o buraco.
Bem feito.
O que mata, é que todas as outras operadoras, vão tudo no embalo da Tim, e então a que se sair melhor, ganha mais clientes.

Nosso Brasil, e laiá.
Tudo se copia, nada se cria.

Jefferson
Visitante

O pré da TIM é uma merda! Deus me livre de usá-lo! Tô usando o pré da Oi, que é muito melhor!

Carlosw
Visitante

A qualidade do serviço da TIM está piorando a cada dia.

Brasil
Visitante

A TIM ERA PARA MELHORAR AS OFERTAS.
COM OS NOVOS PLANOS TOPS CAIU, POIS TEM MELHORES OFERTAS NAS OUTRAS OOERADORAS COMO O PRESAO DA CLARO E O OI LIVRE.
CONCLUSÃO TIM PERDEU E VAI CONTINUAR A PERDER SE NÃO MELHORAREM AS PROMOÇÕES PARA A CONCORRÊNCIA. PERDENDO SEUS CLIENTES ATÉ PARA A MAIS CARA QUE É A VIVO.

Adalmo
Visitante

As operadoras devem investir em dados, seguir o ex da vivo

Galo Doido
Visitante

Enquanto a Tim nao rever esse tim pre top dela,so vai fica perdendo muitos clientes.Enquanto a vivo so está ganhando muito clientes devido a sua cobertura 3g que e melhor que as outras,principalmente em zona rural.

alex almeida
Visitante

O negócio é cobertura, e a vivo apesar de mais cara é a que oferece a melhor cobertura. Não adianta nada ter bons planos e ficar sempre fora de área. E esse caminho dos planos pre pago que a Tim tá seguindo não e bom.

Rogério Pires
Visitante

Creio que a ideia seria criar uma "pré" que empurrasse o cliente para os planos "Controle", pois o pré da TIM é horrível se comparado com os planos da Claro e da Oi. Sou cliente Tim Controle e depois de ameaçar cancelar, meu plano foi turbinado e pago abaixo de R$ 50,00. Agora, ser ou não ser "pré", "controle" ou "pós" tudo depende do perfil de consumo de cada um. Não existe um plano "X" ideal para todos. Isso é relativo. Mas que o "pré" da Tim está ruim… isso está!

jotha
Visitante

Mas foi isso mesmo que ela quis fazer, aí deu um tiro no pé

Bruno
Visitante

Realmente, a Claro tem ótimos planos com preços competitivos. Porem a vivo sempre teve uma cobertura boa, está na hora das operadoras pararem de focar em promoções pra "pega cliente" e investi em infra estrutura, senão a vivo nunca será alcançada… Hoje em dia preferimos pagar um pouco a mais do que não ter sinal

Leonardo Luiz Dutra
Visitante

Se foi o tempo que a vivo era a melhor e so ir pra zona rural que nao pega enquanto a tim e a claro pegam bem o sinal o 3 g da vivo ta ruim de novo lento enquanto a claro bate 10 mega no 3 g e a vivo também ta ficando ruim no 4 g que era bom agora ta ficando lenta perde pra claro e outra a claro esta ativando o sinal nas rodovias aonde nao tem cobertura

Okamoto.consultoria
Visitante

A Vivo quando da problema e uma bosta porém quando caai o sinal e uma merda mais funciona bem quando tá bem.

Unknown
Visitante

A Vivo é a melhor,não sei até quando!Os pacotes de dados são um pouco caro,mas se você pode pagar vale a pena!

Sérgio Bomfim
Visitante

Fiz a portabilidade a aproximadamente 1 ano da VIVO pra TIM, no entanto, a experiência não foi das melhores…Peguei o TIM Controle e tive mais transtornos que alegrias e pra completar esses dias aqui em Aracaju-SE a TIM passou quase 8 horas sem sinal sem sequer dá uma satisfação aos clientes pelos canais convencionais, um desrespeito sem tamanho. Resolvi assim voltar pra VIVO que, mesmo sendo mais cara tem a maior cobertura do meu Estado (SERGIPE) e uma qualidade extremamente superior a TIM. Hoje não aconselho ninguém permanecer nessa operadora que só tem conversa, mas não mostra serviço de fato.… Leia mais »

Felipe
Visitante

Cantem comigo: " Tim pré TOP…TOP…TOP…"

Andrey
Visitante

Esse negócio de redes sociais ilimitadas e bônus de não sei oq não funciona. O consumidor quer bom sinal e plano simples sem complicações. A vivo é direta apesar de ser bem caro. A Claro pré me supre muito bem ainda mais com promoção no M livre e ótimo sinal.

fabio
Visitante

New minha região a vivo, é: a mais cara, com pior sinal, dados no máximo 1mbps no 4g, e tem fila para habilitar linha, vai entender.

José
Visitante

Se não atualizar o Tim beta vai continuar perdendo clientes. O tal top de top n tem nada….

Apierre
Visitante

A Tim a todo vapor ao declínio rs rs rs

Apierre
Visitante

Em Belém – PA estão pau a pau quem é a pior. Tim ou Oi falida. Os clientes estão há mais de 10 anos esperando por melhorias da Tim e não chega incrível kkkk Os números não mentem, a cada mês a Tim tá indo pro buraco, as pessoas estão acordando só isso. Mil vezes a Vivo!