Vivo lidera ganho de clientes em março: 102 mil novos usuários

Adivinha quem perdeu o maior número de consumidores de novo?



O cenário da telefonia móvel no Brasil em fevereiro, quando a Vivo liderou o ganho de clientes e a TIM liderou a perda, voltou a se repetir em março. A Vivo, do grupo espanhol Telefónica, teve um desempenho confortável e adicionou 102.509 linhas na sua base de clientes. Junto com a Vivo, as empresas Nextel (32.247), Porto Seguro Conecta (12.382) e Datora (8.151) foram as outras que apresentaram crescimento na fatia de mercado.


A TIM, por sua vez, segue tendo um péssimo desempenho. A companhia controlada pela Telecom Italia está desativando um número absurdo de pré-pagos – em março foram 335 mil linhas pré desativadas – e não está conseguindo convencer os usuários a migrar para o pós-pago – apenas 75 mil cadastros TIM Pós foram criados no mesmo mês. Com isso, a TIM registrou adições líquidas negativas de 260.145 usuários.




Mesmo se somarmos a perda de acessos das operadoras Claro (-33.909), Oi (-7.644), Algar Telecom (-5.081) e Sercomtel (-586), não conseguimos chegar nem na metade do total de perdas da TIM. Esse é o quinto mês consecutivo de movimentação negativa da empresa.



VIU ISSO?

De acordo com dados liberados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o segmento de telefonia móvel brasileiro fechou o primeiro trimestre de 2019 com 228.881.323 chips de comunicação sem fio em funcionamento. Isso representa uma queda de -0,03% em relação ao mês de fevereiro. Perceba abaixo como está dividido todo esse número de linhas:


Para eleger a empresa “Destaque e o Mico do Mês”, o Minha Operadora faz uma análise do crescimento percentual de base de clientes de cada uma das operadoras móveis. A empresa que conseguir aumentar percentualmente a sua própria quantidade de consumidores é Destaque, enquanto a tele que mais diminuir a base em números percentuais é o Mico. Vejamos como ficou o desempenho individual de cada companhia:

  1. Datora (aumentou a base em 1,97%) => DESTAQUE
  2. Nextel (+0,95%)
  3. Vivo (+0,13%)
  4. Oi (-0,02%)
  5. Claro (-0,06%)
  6. Algar Telecom (-0,39%)
  7. TIM (-0,47%)
  8. Sercomtel (diminuiu a base em -0,96%) => MICO

No UOL Play você encontra filmes, séries, desenhos, shows e esportes ao vivo. Além disso, alugue os títulos que acabaram de sair do cinema. Clique e experimente por 7 dias grátis!

About Redação Minha Operadora
Um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecomunicações do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
29 Comentários
mais votado
mais novo mais antigo
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
jotha

Eu cansei de tim, oi e claro, agora tô na vivo pago mais caro mais tenho sinal, só que a vivo deveria abaixar um pouco os preços, na periferia de São Paulo o melhor sinal é da vivo

Eurípedes

Por isso mesmo ela não vai baixar a ponto de ficar pau a pau com as outras.
Imagine vc dono de um estabelecimento com produtos de qualidade, e eu concorrente com produtos similares, porém de baixa qualidade, que causa algum mal estar em quem consome.

Vc baixaria seu preço, sabendo da qualidade de seus produtos, q não causa nenhum tipo de efeito negativo em seus clientes, para tirar os meus?

Mano expert

Baixar pra quê, se ela está ganhando clientes. Se eu fosse o dono já estaria pensando em aumentar ainda mais. Aliás eles já devem estar pensando nisso.

Unknown

A vivo e um lixo, não adianta ter só sinal se não tem preços que cabe no bolso. A Tim, a Claro e a Oi são muito melhor do quer a vivo

Ezequiel

E não adianta ter preço competitivo se não tem sinal.

Eurípedes

Pergunto a mesma coisa q perguntei acima um colega.

Por isso mesmo ela não vai baixar a ponto de ficar pau a pau com as outras.
Imagine vc dono de um estabelecimento com produtos de qualidade, e eu concorrente com produtos similares, porém de baixa qualidade, que causa algum mal estar em quem consome.

Vc baixaria seu preço, sabendo da qualidade de seus produtos, q não causa nenhum tipo de efeito negativo em seus clientes, para tirar os meus?

Apierre

Já usei as 4, e a única que realmente vale os reais que pago é a Vivo. Olhem a Tim, com promoções boas indo ladeira abaixo. As pessoas estão dando mais valor ao seu dinheiro.

Julio

Com esse plano pre ridicuko ( o beta so com convite), realmente fica dificil manter o pre em alta.

Jean Michel Skalee

Desde quando a promoção pré paga ficou ridícula que a tim está em queda livre. Não sei como ainda está apostando nesse Tim pre top ainda.Tentaram piorar o pré pago pra trazer usuários para controle e pós e tomaram nos seus respectivos…. Podem falar o que for mas nunca vou trocar o pré pago por controle e pós. Pois além de usar pouco o celular e quando usa há ofertas que são diárias evitando altas contas, tb tem ofertas que acabam sendo muito mais em conta e melhora com sites dando desconto em recargas. De quebra, não precisa ficar fidelizados… Leia mais »

Roberto

Na verdade, a Tim deu um tiro no próprio pé, pré pago que você paga como se fosse um plano controle ou pós.
Você coloca créditos e já cobram o valor automaticamente.
A tendência é essa mesma, ir para o buraco.
Bem feito.
O que mata, é que todas as outras operadoras, vão tudo no embalo da Tim, e então a que se sair melhor, ganha mais clientes.

Nosso Brasil, e laiá.
Tudo se copia, nada se cria.

Jefferson

O pré da TIM é uma merda! Deus me livre de usá-lo! Tô usando o pré da Oi, que é muito melhor!

Carlosw

A qualidade do serviço da TIM está piorando a cada dia.

Brasil

A TIM ERA PARA MELHORAR AS OFERTAS.
COM OS NOVOS PLANOS TOPS CAIU, POIS TEM MELHORES OFERTAS NAS OUTRAS OOERADORAS COMO O PRESAO DA CLARO E O OI LIVRE.
CONCLUSÃO TIM PERDEU E VAI CONTINUAR A PERDER SE NÃO MELHORAREM AS PROMOÇÕES PARA A CONCORRÊNCIA. PERDENDO SEUS CLIENTES ATÉ PARA A MAIS CARA QUE É A VIVO.

Adalmo

As operadoras devem investir em dados, seguir o ex da vivo

Galo Doido

Enquanto a Tim nao rever esse tim pre top dela,so vai fica perdendo muitos clientes.Enquanto a vivo so está ganhando muito clientes devido a sua cobertura 3g que e melhor que as outras,principalmente em zona rural.

alex almeida

O negócio é cobertura, e a vivo apesar de mais cara é a que oferece a melhor cobertura. Não adianta nada ter bons planos e ficar sempre fora de área. E esse caminho dos planos pre pago que a Tim tá seguindo não e bom.

Rogério Pires

Creio que a ideia seria criar uma "pré" que empurrasse o cliente para os planos "Controle", pois o pré da TIM é horrível se comparado com os planos da Claro e da Oi. Sou cliente Tim Controle e depois de ameaçar cancelar, meu plano foi turbinado e pago abaixo de R$ 50,00. Agora, ser ou não ser "pré", "controle" ou "pós" tudo depende do perfil de consumo de cada um. Não existe um plano "X" ideal para todos. Isso é relativo. Mas que o "pré" da Tim está ruim… isso está!

jotha

Mas foi isso mesmo que ela quis fazer, aí deu um tiro no pé

Bruno

Realmente, a Claro tem ótimos planos com preços competitivos. Porem a vivo sempre teve uma cobertura boa, está na hora das operadoras pararem de focar em promoções pra "pega cliente" e investi em infra estrutura, senão a vivo nunca será alcançada… Hoje em dia preferimos pagar um pouco a mais do que não ter sinal

Leonardo Luiz Dutra

Se foi o tempo que a vivo era a melhor e so ir pra zona rural que nao pega enquanto a tim e a claro pegam bem o sinal o 3 g da vivo ta ruim de novo lento enquanto a claro bate 10 mega no 3 g e a vivo também ta ficando ruim no 4 g que era bom agora ta ficando lenta perde pra claro e outra a claro esta ativando o sinal nas rodovias aonde nao tem cobertura

Okamoto.consultoria

A Vivo quando da problema e uma bosta porém quando caai o sinal e uma merda mais funciona bem quando tá bem.

Unknown

A Vivo é a melhor,não sei até quando!Os pacotes de dados são um pouco caro,mas se você pode pagar vale a pena!

Sérgio Bomfim

Fiz a portabilidade a aproximadamente 1 ano da VIVO pra TIM, no entanto, a experiência não foi das melhores…Peguei o TIM Controle e tive mais transtornos que alegrias e pra completar esses dias aqui em Aracaju-SE a TIM passou quase 8 horas sem sinal sem sequer dá uma satisfação aos clientes pelos canais convencionais, um desrespeito sem tamanho. Resolvi assim voltar pra VIVO que, mesmo sendo mais cara tem a maior cobertura do meu Estado (SERGIPE) e uma qualidade extremamente superior a TIM. Hoje não aconselho ninguém permanecer nessa operadora que só tem conversa, mas não mostra serviço de fato.… Leia mais »

Felipe

Cantem comigo: " Tim pré TOP…TOP…TOP…"

Andrey

Esse negócio de redes sociais ilimitadas e bônus de não sei oq não funciona. O consumidor quer bom sinal e plano simples sem complicações. A vivo é direta apesar de ser bem caro. A Claro pré me supre muito bem ainda mais com promoção no M livre e ótimo sinal.

fabio

New minha região a vivo, é: a mais cara, com pior sinal, dados no máximo 1mbps no 4g, e tem fila para habilitar linha, vai entender.

José

Se não atualizar o Tim beta vai continuar perdendo clientes. O tal top de top n tem nada….

Apierre

A Tim a todo vapor ao declínio rs rs rs

Apierre

Em Belém – PA estão pau a pau quem é a pior. Tim ou Oi falida. Os clientes estão há mais de 10 anos esperando por melhorias da Tim e não chega incrível kkkk Os números não mentem, a cada mês a Tim tá indo pro buraco, as pessoas estão acordando só isso. Mil vezes a Vivo!