19/03/2024

TIM repete mau desempenho em fevereiro e perde 405 mil clientes

Enquanto a italiana segue ladeira abaixo, a Vivo continua de vento em popa e lidera o ganho de clientes. Mas o destaque fica mesmo para as pequenas teles.



O mês de fevereiro teve duas grandes antagonistas na busca por clientes no setor de telefonia móvel: TIM e Vivo. Enquanto todas as outras operadoras apresentaram uma movimentação morna durante o segundo mês do ano, a TIM despencou mais uma vez em número de clientes ao perder 405.456 linhas. Enquanto isso, a Vivo disparou e absorveu 186.634 consumidores. Números tão díspares ficam claros quando olhamos o gráfico do setor em fevereiro.




Na plateia, vendo as duas gigantes se digladiarem, ficaram do lado positivo a Nextel (43.382), Datora (8.157) e Claro (4.523). As operadoras menores, representadas pelo campo “Outras”, aumentaram em 29,93% o número total de usuários, o que mostra o grau de inquietação dos brasileiros em relação ao serviço prestado. Estamos sempre em busca de algo novo para ver se encontramos melhora. Do lado negativo da arena temos Oi (-4.354) e Sercomtel (-957). A Algar Telecom voltou a não atualizar o número de clientes e por isso nós não vamos levar a empresa em consideração.
De acordo com os dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Datora foi a que conseguiu um maior crescimento percentual de base durante fevereiro. Por isso, ela é o nosso Destaque do Mês. Apesar do péssimo desempenho da TIM, a Sercomtel tem uma base de clientes mais enxuta e por isso deveria cuidar melhor dela. Ela é o Mico do Mês porque os quase mil consumidores que a operadora de Londrina perdeu representaram um recuo de market share bem mais considerável do que o sofrido pela TIM. Veja abaixo os números percentuais:

  1. Datora (aumentou a base em 2,01%) => DESTAQUE
  2. Nextel (+1,29%)
  3. Vivo (+0,25%)
  4. Claro (0,00%)
  5. Oi (-0,01%)
  6. TIM (-0,72%)
  7. Sercomtel (diminuiu a base em -1,55%) => MICO

Com 73,4 milhões de usuários, a Vivo segue sendo a maior operadora de telefonia móvel do Brasil. No gráfico abaixo você consegue entender melhor como estão divididos os 228.971.405 chips de celular ativos no país. Esse número, aliás, caiu 0,06% em relação ao mês de janeiro.


51 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
51 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários