22/04/2024

Web completa 30 anos; Google lança doodle em comemoração

O tão conhecido WWW completa hoje 30 anos. A invenção, do cientista Inglês Tim Bernes Lee, foi uma das maiores contribuições para o avanço da internet.

Há exatos 30 anos o cientista Inglês Tim Bernes Lee lançou o que ficaria marcado como uma das principais contribuições para o nosso envolvimento com a internet/web. Um conjunto de regras e diretrizes, originalmente batizado de Mesh, mas que se popularizou com outro nome: World Wide Web, o www, que por muitos anos obrigatoriamente tínhamos que digita-lo no campo de busca do navegador para acessar algum site.
Erroneamente associado internet, o www na verdade é mais um protocolo que constitui essa grande rede mundial, assim como o HTML, FTP, SSH, entre tantos outros, porém não há dúvidas que o www é o que está no imaginário de todos, um capítulo essencial da evolução da web.


Esse protocolo foi descrito pela primeira vez por Tim Bernes Lee em 12 de março de 1989, época em que ele atuava como consultor no CERN [Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear)], localizado em Genebra. 

VIU ISSO?

Originalmente o conjunto de regras foi projetado para os próprios propósitos da organização em que Tim atuava, já que era um sistema para o gerenciamento da grande quantidade de informações relacionadas a experimentos científicos dos cerca de 17.000 cientistas que trabalhavam no CERN.
Em março de 1991 veio o primeiro software necessário para utilizar o www. Este software você utiliza diariamente, o navegador, também conhecido como browser. Exemplo: Googe Chrome, Firefox e Microsoft Edge. 5 meses depois Lee e sua equipe colocaram no ar o primeiro site da Web, que continua ativo até hoje- uma referência histórica a esse grande legado.
Em comemoração a esse marco histórico o Google colocou um novo doodle em sua home. 

A animação exibe ao centro um computador que nos remete ao design que era comum na época da criação do www. A imagem do planeta Terra sendo “baixada” é exibida na tela. Uma referência ao que o protocolo www fez por todos nós: a conexão sem fronteiras.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários