Netflix elege internet fixa da Oi como a mais rápida do Brasil

Banda Larga da Oi desbancou TIM Live e NET, concorrentes que disputavam a liderança do ranking de velocidade da Netflix nos meses anteriores.


Depois de passar cinco anos oscilando entre a última e a penúltima colocação no “Netflix ISP Speed Index“, ranking mensal de velocidade da Netflix, a Oi finalmente ganhou força e apareceu no topo do relatório divulgado pela empresa de streaming referente ao mês de fevereiro de 2019.


Isso aconteceu graças ao serviço Oi Fibra, que utiliza fibra ótica até a casa do cliente (FTTH) para entregar um desempenho muito superior ao que é prestado via cabo comum (DSL). Os servidores da Netflix se comunicaram com os clientes que possuem internet de fibra da Oi a uma velocidade média de 3.89 Mbps. Foi a primeira vez que dados coletados do Oi Fibra apareceram no relatório da Netflix.

A internet de fibra ótica da Algar Telecom também se saiu muito bem na análise e apareceu na vice-liderança, com 3.56 Mbps. Em janeiro, a Algar Fibra havia registrado 3.41 Mbps, o que mostra que em fevereiro a internet FTTH da empresa ainda conseguiu aumentar a velocidade em 14,07%.


As antigas líderes do ranking da Netflix – TIM Live e NET Vírtua -, perderam o lugar de destaque que disputavam, mas isso não quer dizer que elas estão fora do jogo. A velocidade da internet fixa da TIM apresentou uma ligeira alta de 0,59% em fevereiro, registrando 3.37 Mbps de média e levando a medalha de bronze. A NET, por sua vez, fechou o mês passado encostada na TIM, com 3.36 Mbps e um aumento considerável de velocidade equivalente a 4,02% de um mês para o outro. Ela foi a quarta mais veloz.

VIU ISSO?

O produto Vivo Fibra (que herdou a infraestrutura de fibra ótica da GVT para operar fora do estado de São Paulo), aparece na lista somente na quinta colocação com 3.25 Mbps de velocidade e alta de 4,83% em relação ao mês anterior.

O serviço de internet fixa da Algar Telecom prestado via cabo (DSL) vem na sequência com 2.76 Mbps e avanço de 4,94%.

Gráfico mostra a variação de velocidade das operadoras de internet fixa que são analisadas pela Netflix desde janeiro de 2014.

A Vivo Internet, que é prestada somente no estado de São Paulo e utiliza tecnologia de cabo/DSL, registrou 2.66 Mbps e aumento de 5,5% na rapidez.

O ranking fecha com a velocidade média do Oi Velox, que atingiu 2.47 Mbps em fevereiro e subiu 4,21% no mês. O Oi Velox é representado pelos acessos à internet de clientes Oi que ainda utilizam a infraestrutura de Cabo/DSL da companhia e que por isso ainda navegam em velocidades muito mais baixas na comparação com o resto do mercado.

COMPARTILHAR EM:

About Redação Minha Operadora
Um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecomunicações do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
19 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
Unknown

??? Só se for para a netflix porque para o consumidor, a OI é a PIOR operadora.

aux.tec.eleticista

A Oi e a melhor e mais barata tá vc tá louco

G

As pessoas confundem o lixo do Velox com o Oi Fibra. Oi Fibra é muito superior ao Velox.

Blogger 2019

Eu estou sempre tive raiva da Oi. Mais agora a internet móvel e de casa min supreenderam. Melhorou muito

Rogério Pires

Exatamente.. Serviço na Fibra Óptica é outra realidade… tinha VDSL da Algar Telecom e a 04 dias mudei para a Fibra Óptica… top!!!

aux.tec.eleticista

A Oi e a melhor e mais barata vc é louco

kittler

sempre fico pensando: quem diabos puxa tão para baixo assim esses numeros?
A maioria de nós aqui eu chutaria tem uns 50M ou mais. Alguns bem lentos, que leem esse site, devem ter uns 10M. Para a MEDIA de velocidade ser ou 4M temos de ter 50% das pessoas que usam netflix possuirem MENOS que essa velocidade.
Não faz sentido!! Isso significa que 50% dos clientes das operadoras possuem menos de 4M de velocidade, ou que as operadoras grandes capam a netflix de uma forma tão doentil que poucos clientes conseguem os 5M para manter uma boa qualidade de 1080p?

Jefferson Silva

Pouca gente tem 10MB, quem dirá 50MB kkkkk É cada um.

Thiago Possan

Acontece é que em GRANDE PARTE das cidades, a velocidade é inferior à 10MBps, somente em cidade grande que a Oi disponibiliza velocidades superiores. Aqui na minha cidade por exemplo o máximo que chega é 35MBps e ainda assim somente em alguns pontos da cidade.
A média Brasileira de velocidades é de aproximadamente 17MBps e agora com a evolução da fibra, as operadoras vão conseguir atender mais locais, com mais velocidades e menos custo.

Rogério Pires

Também pensava exatamente a mesma coisa! Tenho NET a 120M e outro dia fui fazer o teste de velocidade na SmartTV Samsung (ligada via cabo de rede) e o máximo que estava dando era 16M, sendo que no Notebook e via celular acusava 125M.

Lucas Henrique

Provavelmente é os valores em megabyte e não em megabit(Como é feito o calculo de velocidade e a venda de planos de internet).
Também é impossível ver filmes da netflix boa qualidade a menos de 4 mbps

Bruno Aguiar

Existe uma diferença técnica. A Netflix mede a velocidade em "Mbps". Já a velocidade que a empresa te vende é em Megas. Para você transformar a velocidade da sua Internet em Mbps basta dividir por 8. Exemplo 240 Megas da Net Virtua daria um máximo de 30 Mbps. Faz muito tempo que estudei isso mas é por aí .

Apierre

1º de Abril é só daqui há 3 dias… rs rs

Apierre

Pior operadora do Brasil, os números (reais) confirma isso. Lixo de empresa.

Rogério Pires

Na empresa instalamos a Fibra Óptica da Algar Telecom, excelente!!! Ping de 2 a 3ms e 100M de Dowload.

Carlosw

Os testes realizados pela netflix é executado com todas as operadoras? acredito que não, na minha casa a internet de uma operadora pequena é mais veloz que a OI.

Lucas Henrique

Meu caro, operadoras pequenas compra links de operadoras grandes.

Lázaro Tanan

É, de fato essas notícias sempre me surpreendem rs, o que mostra que a tecnologia está aí e é igual pra todos basta investir, como é o caso dos smartphones da Samsung de hoje, magníficos. Também me surpreende á Oi estár conseguindo investir e quem sabe em todo o Brasil com a fibra, sua dívida também já diminuio muitooo, embora ela continue se endividando por perder muitos clientes, já a sua tv só cresce e é de tirar o chapéu, ainda mais pelo preço que se pode conseguir em lojas físicas. Torço para á Oi sim, mas para ela começar… Leia mais »

Felipe

Vejo muita gente reclamar da OI e falar que e uma porcaria,só que ai se refere a Oi fibra e atualmente eu tenho ela ótima internet nada a reclamar, totalmente deferente da que eu estava acostumado da DSL deles que realmente e uma porcaria, tenho 50MB e recebo 60MB com a Oi Fibra.