quinta-feira, 28 de março de 2019

Netflix elege internet fixa da Oi como a mais rápida do Brasil

Banda Larga da Oi desbancou TIM Live e NET, concorrentes que disputavam a liderança do ranking de velocidade da Netflix nos meses anteriores.


Depois de passar cinco anos oscilando entre a última e a penúltima colocação no "Netflix ISP Speed Index", ranking mensal de velocidade da Netflix, a Oi finalmente ganhou força e apareceu no topo do relatório divulgado pela empresa de streaming referente ao mês de fevereiro de 2019.

Isso aconteceu graças ao serviço Oi Fibra, que utiliza fibra ótica até a casa do cliente (FTTH) para entregar um desempenho muito superior ao que é prestado via cabo comum (DSL). Os servidores da Netflix se comunicaram com os clientes que possuem internet de fibra da Oi a uma velocidade média de 3.89 Mbps. Foi a primeira vez que dados coletados do Oi Fibra apareceram no relatório da Netflix.


A internet de fibra ótica da Algar Telecom também se saiu muito bem na análise e apareceu na vice-liderança, com 3.56 Mbps. Em janeiro, a Algar Fibra havia registrado 3.41 Mbps, o que mostra que em fevereiro a internet FTTH da empresa ainda conseguiu aumentar a velocidade em 14,07%.

As antigas líderes do ranking da Netflix - TIM Live e NET Vírtua -, perderam o lugar de destaque que disputavam, mas isso não quer dizer que elas estão fora do jogo. A velocidade da internet fixa da TIM apresentou uma ligeira alta de 0,59% em fevereiro, registrando 3.37 Mbps de média e levando a medalha de bronze. A NET, por sua vez, fechou o mês passado encostada na TIM, com 3.36 Mbps e um aumento considerável de velocidade equivalente a 4,02% de um mês para o outro. Ela foi a quarta mais veloz.

VIU ISSO?

O produto Vivo Fibra (que herdou a infraestrutura de fibra ótica da GVT para operar fora do estado de São Paulo), aparece na lista somente na quinta colocação com 3.25 Mbps de velocidade e alta de 4,83% em relação ao mês anterior.

O serviço de internet fixa da Algar Telecom prestado via cabo (DSL) vem na sequência com 2.76 Mbps e avanço de 4,94%.

Gráfico mostra a variação de velocidade das operadoras de internet fixa que são analisadas pela Netflix desde janeiro de 2014.

A Vivo Internet, que é prestada somente no estado de São Paulo e utiliza tecnologia de cabo/DSL, registrou 2.66 Mbps e aumento de 5,5% na rapidez.

O ranking fecha com a velocidade média do Oi Velox, que atingiu 2.47 Mbps em fevereiro e subiu 4,21% no mês. O Oi Velox é representado pelos acessos à internet de clientes Oi que ainda utilizam a infraestrutura de Cabo/DSL da companhia e que por isso ainda navegam em velocidades muito mais baixas na comparação com o resto do mercado.


19 comentários:

  1. 🤣🤣🤣 Só se for para a netflix porque para o consumidor, a OI é a PIOR operadora.

    ResponderExcluir
  2. As pessoas confundem o lixo do Velox com o Oi Fibra. Oi Fibra é muito superior ao Velox.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou sempre tive raiva da Oi. Mais agora a internet móvel e de casa min supreenderam. Melhorou muito

      Excluir
    2. Exatamente.. Serviço na Fibra Óptica é outra realidade... tinha VDSL da Algar Telecom e a 04 dias mudei para a Fibra Óptica... top!!!

      Excluir
  3. A Oi e a melhor e mais barata vc é louco

    ResponderExcluir
  4. sempre fico pensando: quem diabos puxa tão para baixo assim esses numeros?
    A maioria de nós aqui eu chutaria tem uns 50M ou mais. Alguns bem lentos, que leem esse site, devem ter uns 10M. Para a MEDIA de velocidade ser ou 4M temos de ter 50% das pessoas que usam netflix possuirem MENOS que essa velocidade.
    Não faz sentido!! Isso significa que 50% dos clientes das operadoras possuem menos de 4M de velocidade, ou que as operadoras grandes capam a netflix de uma forma tão doentil que poucos clientes conseguem os 5M para manter uma boa qualidade de 1080p?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pouca gente tem 10MB, quem dirá 50MB kkkkk É cada um.

      Excluir
    2. Acontece é que em GRANDE PARTE das cidades, a velocidade é inferior à 10MBps, somente em cidade grande que a Oi disponibiliza velocidades superiores. Aqui na minha cidade por exemplo o máximo que chega é 35MBps e ainda assim somente em alguns pontos da cidade.
      A média Brasileira de velocidades é de aproximadamente 17MBps e agora com a evolução da fibra, as operadoras vão conseguir atender mais locais, com mais velocidades e menos custo.

      Excluir
    3. Também pensava exatamente a mesma coisa! Tenho NET a 120M e outro dia fui fazer o teste de velocidade na SmartTV Samsung (ligada via cabo de rede) e o máximo que estava dando era 16M, sendo que no Notebook e via celular acusava 125M.

      Excluir
    4. Provavelmente é os valores em megabyte e não em megabit(Como é feito o calculo de velocidade e a venda de planos de internet).
      Também é impossível ver filmes da netflix boa qualidade a menos de 4 mbps

      Excluir
    5. Existe uma diferença técnica. A Netflix mede a velocidade em "Mbps". Já a velocidade que a empresa te vende é em Megas. Para você transformar a velocidade da sua Internet em Mbps basta dividir por 8. Exemplo 240 Megas da Net Virtua daria um máximo de 30 Mbps. Faz muito tempo que estudei isso mas é por aí .

      Excluir
  5. 1º de Abril é só daqui há 3 dias... rs rs

    ResponderExcluir
  6. Pior operadora do Brasil, os números (reais) confirma isso. Lixo de empresa.

    ResponderExcluir
  7. Na empresa instalamos a Fibra Óptica da Algar Telecom, excelente!!! Ping de 2 a 3ms e 100M de Dowload.

    ResponderExcluir
  8. Os testes realizados pela netflix é executado com todas as operadoras? acredito que não, na minha casa a internet de uma operadora pequena é mais veloz que a OI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro, operadoras pequenas compra links de operadoras grandes.

      Excluir
  9. É, de fato essas notícias sempre me surpreendem rs, o que mostra que a tecnologia está aí e é igual pra todos basta investir, como é o caso dos
    smartphones da Samsung de hoje, magníficos.

    Também me surpreende á Oi estár conseguindo investir e quem sabe em todo o Brasil com a fibra, sua dívida também já diminuio muitooo, embora ela continue se endividando por perder muitos clientes, já a sua tv só cresce e é de tirar o chapéu, ainda mais pelo preço que se pode conseguir em lojas físicas.
    Torço para á Oi sim, mas para ela começar á saltar seus preços terão que continuar, só assim para ter força com as demais e já iria me surpreender muito, como a Tim Live.
    Torço pela concorrência rs.

    ResponderExcluir
  10. Vejo muita gente reclamar da OI e falar que e uma porcaria,só que ai se refere a Oi fibra e atualmente eu tenho ela ótima internet nada a reclamar, totalmente deferente da que eu estava acostumado da DSL deles que realmente e uma porcaria, tenho 50MB e recebo 60MB com a Oi Fibra.

    ResponderExcluir

Ao deixar a sua opinião no Minha Operadora você concorda em respeitar o nosso Código de Conduta.