TIM e Vivo pretendem adotar RCS ainda este ano

Seguindo os passos da Oi, a TIM e a Vivo, devem adotar o novo padrão de mensagens, o RCS, ainda em 2019.

No início do ano a Oi trouxe ao Brasil a tecnologia que substituirá o tradicional SMS, trata-se do RCS (Rich Communication Service). A operadora foi a primeira a oferecer o recurso no Brasil. 

Outras duas operadoras devem seguir o mesmo padrão ainda este ano. TIM e Vivo. Em declaração ao site Mobile Time representantes das operadoras informam que pretendem oferecer a tecnologia ainda em 2019, mas ainda não escolheram um fornecedor.  A Claro deve seguir na mesma toada, já que Telcel, operadora mexicana do mesmo grupo, já adotou a tecnologia.


O RCS é uma evolução natural ao SMS e MMS por trazer uma abordagem mais parecida com mensageiros instantâneos populares atualmente. Além do envio de mensagens de texto e transferência de arquivo é possível transferir até adesivos, ao estilo que é utilizado no WhatsApp eTelegram
“Com RCS podemos ter um nível de interatividade muito maior e mais completo do que com SMS. Para um canal de atendimento é fantástico. A gente pode compartilhar muito mais informações e detalhes mais ricos e de maneira mais amigável para o cliente. Além disso, em publicidade abre-se caminho para novos modelos de comunicação”, avalia Rodrigo Gruner, diretor de serviços digitais e inovação da Vivo.
VIU ISSO?


 “Em linha com o mercado, a TIM está avaliando parceiros para lançar o RCS (Rich Communications Service) ao longo deste ano. A tecnologia permite – além da interação por mensagens de texto instantâneas, compartilhamento de fotos, documentos, áudios e vídeos – realizar transações bancárias, por exemplo. O RCS é similar a um aplicativo de chat e funciona com conexão à internet via Wi-Fi ou redes móveis“, destaca a operadora em comunicado.



About William Plaza
Levamos informação de qualidade sobre o setor de telefonia fixa, móvel, internet banda larga e televisão por assinatura para os milhões de brasileiros que a cada dia estão se conectando cada vez mais.

15 Comentários

  1. O envio de msg atraves do RCS é através de dados e no caso não havendo dados em região que predomina o 2g o envio da msg será feito pela operadora assim mesmo?

  2. Fico nos apps que já existem. O RCS bota em risco a privacidade dos usuários uma vez que as operadoras são obrigadas a armazenar os dados.

  3. Até agora não consegui usar o RCS na Oi.

  4. Vai precisar instalar algum app pra usar? Se precisar não quero não

  5. A princípio vai precisar do App Mensagens da Google.

  6. O que ele terá que nos convença a abandonar o Whattsapp ? Me parece uma resposta bastante tardia das operadoras e deve se juntar a outros tão bons e que estão relegados a segundo plano, como o Viber e o Telegram.

    • Eu creio que deve haver uma boa pressão pelas operadoras para que nós a utilize; creio que assim como o Whatsapp e FB Messenger é gratuito(diz-se ilimitado) em algumas operadoras(como a Oi), o RCS poderá tornar-se gratuito, em alguns planos e na sua conexão Wireless, obviamente.
      Eu acho que haverá grande adesão pelo fato de não necessitar doutra aplicação, como o WhatsApp, que ocupa um grande espaço e também por, eu pessoalmente, achar mais seguro usar o RCS do que hospedar minhas mensagens num servidor do Facebook; o servidor a hospedar as mensagens é do próprio Google, o Jibe, no caso.

  7. A vivo quer fazer como a Oi mesmo até o sinal q era ótimo tá uma porcaria ?

  8. O nome não é comunicativo… Em poucas palavras, não vai vingar!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*