28/03/2024

Brasil tem a maior carga tributária do mundo sobre internet fixa

Alta carga tributária impacta diretamente no preço do serviço e dificulta que ainda mais pessoas possam ter acesso à internet.

De acordo com dados da União Internacional de Telecomunicações (UIT), que também revelou que até o fim do ano mais da metade da população global terá acesso à internet, revelou um panorama lamentável sobre a influência das cargas tributárias sobre os serviços de telecom do Brasil. 

Nosso país está na primeira posição entre os 162 analisados em relação ao percentual de tributos sobre a internet fixa. Nada mais nada menos que 40% de impostos, enquanto a média global é 16%. Em relação ao mercado de telefonia móvel quando o assunto são tributos a serem pagos o Brasil fica atrás apenas da Sri Lanka (50%); Jordânia (46%) e Turquia (43%).


“Essa carga tributária representa um peso enorme no preço dos serviços, dificultando principalmente o acesso de pessoas com rendas mais baixas da população”, avalia a Febratel (Federação Brasileira de Telecomunicações).


VIU ISSO?

SindiTeleBrasil, sindicato nacional das empresas de telefonia e de serviço móvel celular e pessoal, alerta que a carga tributária precisa ser revista, especialmente para a consolidação da internet das coisas. O sindicato acredita que o esse mercado só ganhará forma no Brasil se os tributos forem zerados.

O estudo também mostra que cerca de 20% das famílias brasileiras dizem que o custo do celular é um impeditivo para a aquisição do aparelho.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários