Atenção! Entenda como funcionam os golpes contra clientes de TV paga

Em 2018, Anatel já registrou quase 300 casos que, para a polícia, podem ter o envolvimento de funcionários das operadoras.

Os clientes de TV por assinatura vêm passando por uma situação perigosa, que muitas vezes termina em um golpe concluído por bandidos. Possivelmente, também com a participação de funcionários das operadoras.

Acontece quando o consumidor decide mudar de operadora e solicita a instalação dos novos aparelhos em sua casa. Antes da visita, um suposto funcionário da empresa liga para cancelar o agendamento e, em seguida, faz uma nova ligação pedindo dados pessoais e cartão de crédito para “habilitar o serviço remotamente”.







De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com informações para o portal de MG Hoje em Dia, houve 292 casos registrados em 2018. Somente em Minas Gerais, foram 31.
O noticiário divulgou que a Polícia Civil de Minas está em uma longa investigação do esquema, inclusive avaliando a participação de funcionários das operadoras, já que somente eles teriam acesso aos dados de contato do cliente e cientes do agendamento com o técnico.
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Segundo uma moradora de Belo Horizonte, que mudou da NET para a Vivo TV, ela teria recebido uma ligação em nome da Vivo para cancelar a visita que tinha marcado para instalar os equipamentos. “Ela me ligou de novo, pedindo os dados pessoais, número do meu cartão de crédito e a bandeira, dizendo que fariam um suporte remoto. Eu me recusei, falei que não ia passar, que depois ligava para Vivo. A mulher insistiu muito, disse que eu seria prejudicada, mas eu não passei. Depois liguei pra Vivo e eles me falaram que é fraude”, contou ao Hoje em Dia.
O crime pode ser considerado estelionato e também falsidade ideológica e associação criminosa, podendo a operadora ser responsabilizada pelo problema, já que os dados dos clientes saem da empresa.
Ao noticiário, a NET informou que essas ações criminosas afetam várias outras empresas, que dispõe de um sistema de segurança e monitoramento para cobrir esse tipo de problema e que não liga para pedir dados de seus clientes.
A Anatel orienta que os consumidores, além de tomar cuidado com esse tipo de comportamento, sempre registrem o ocorrido com as operadoras. A agência também atende no número 1331 em sua central de atendimento telefônico ou pelo aplicativo “Anatel Consumidor”.

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