26/04/2024

Operadoras terão que divulgar tabela de preços na internet

Nova lei prevê ainda que seja mostrada a evolução das revisões e reajustes realizados pelas empresas nos últimos cinco anos.


Todas as concessionárias e prestadoras de serviço público são obrigadas, a partir desta quarta-feira (06), a divulgarem tabela com a evolução do valor da tarifa e do preço praticado por elas nos últimos cinco anos.


A medida foi estabelecida pela Lei 13.673/2018, publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira. O texto altera três leis para incluir exigência, inclusive a Lei Geral de Telecomunicações. 


A lei exige que as empresas de gás, água, telefonia e energia elétrica divulguem em seus sites, de forma clara e de fácil compreensão pelos consumidores, o valor das tarifas praticadas e a evolução das revisões e reajustes realizados nos últimos cinco anos.


LEIA TAMBÉM:


A norma não prevê sanções para as empresas que descumprirem a obrigação.

A nova lei tem origem no projeto de Lei da Câmara Federal, de autoria do deputado Felipe Bornier (Pros-RJ), aprovado no Senado no dia 9 de maio. 

Para o senador Cidinho Santos (PR-MT), que foi relator da proposta na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC), a mudança aperfeiçoa a legislação, garantindo mais direitos aos consumidores.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários