28/03/2024

Estatal italiana quer comprar ações da Telecom Italia, dona da TIM

Depois da Vivendi e do fundo Elliott Advisors, com quase 24% e 10% das ações da operadora, CDP deve comprar uma fatia de 5%.


A CDP (Cassa Depositi e Prestiti), uma empresa estatal italiana, anunciou que vai comprar até 5% das ações da Telecom Italia, a dona da TIM no Brasil.


A compra das ações será progressiva e, segundo a CDP, acontecerá como parte de uma missão de apoiar infraestruturas estratégicas nacionais.


Do outro lado, estão as duas atuais acionistas da Telecom Italia. A controladora Vivendi, que tem 23,94% das ações da empresa, e o mais recente investidor Elliott Advisors, que, segundo agências internacionais, agora detém 9,9% do capital da operadora.
LEIA TAMBÉM:
Sobre a entrada da CDP, fontes da Vivendi disseram que não se trata de uma operação hostil, já que todo acionista é bem-vindo ao oferecer valores e contribuições positivas para a empresa.
Mas, no país italiano, muito ainda se fala sobre um possível conflito após a entrada do fundo americano Elliott, que, ao adquirir uma fatia da Telecom Italia, passou a cogitar mudanças na estratégia e na governança do grupo italiano. Alguns conselheiros ligados à Vivendi inclusive renunciaram aos cargos.
Ontem, as ações da Telecom Italia operavam em alta de 5,22% na Bolsa de Milão.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários