InícioNotíciasFINEP inclui compra de fibra óptica em programa de financiamento

FINEP inclui compra de fibra óptica em programa de financiamento

Pedido foi realizado por empresas de internet interessadas na linha de crédito do Inova Telecom.


A Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), braço de investimentos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), incluiu a compra de fibra óptica entre os dispositivos liberados para a concessão de crédito do programa Inova Telecom, que busca financiar a aquisição de equipamentos.


A alteração ocorreu para atender aos pedidos de empresas de internet interessadas em expandir as suas infraestruturas de rede.




O Programa de Apoio à Aquisição Inovadora em Empresa de Telecomunicações foi lançado em junho e visa atender os pequenos provedores que tenham interesse em adquirir equipamentos 100% nacionais. 

Conforme a gerente de Tecnologia da Informação e da Economia Criativa da FINEP, Joana Meirelles, “os projetos têm de ter um custo mínimo de R$ 500 mil e a ausência da fibra óptica atrapalhou bastante a montagem deles. Refizemos o padrão de certificação e delimitamos a participação da fibra óptica em 60% dos projetos.”

Segundo a FINEP, 35 empresas se cadastraram no sistema, mas apenas oito apresentaram projetos efetivos. Dessas, duas estão em fase de contratação.


“Temos a convicção que com a permissão de comprar fibra óptica, essas empresas que se cadastraram vão refazer seus projetos para tentarem a obtenção do crédito”, reforça Joana Meirelles.

Apesar da intenção da financiadora de atrair operadoras de telecomunicações, essas companhias ainda não apresentaram propostas para o financiamento. 

Não há restrição à participação de empresas aderentes ao Simples. Interessados na linha de crédito podem obter mais informações aqui.

Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários