18/04/2024

Oi faz bonito e consumo de dados no sorteio da Copa supera a marca dos 3 Terabytes

A Oi forneceu internet de alta velocidade, com e sem fio, aos mais de 1.800 jornalistas de 75 países que trabalharam na cobertura do Sorteio Final da Copa do Mundo da FIFA 2014™, que definiu os grupos e partidas da primeira fase da Copa, ocorrido nessa sexta-feira (06/12), no complexo da Costa do Sauípe (Bahia). Uma das patrocinadoras oficiais de marca do torneio e da Copa do Mundo da FIFA 2014™, a Oi foi a responsável por prover diversos serviços de telecomunicações no evento, entre os quais o fornecimento de conexão de banda larga com e sem fio nos locais de trabalho da imprensa.


O volume de dados trafegados desde o dia 02 (quando a Oi disponibilizou os links de internet para o evento) até o fim do sorteio superou 3 Terabytes, sendo 1,9 de download e 1,17 de upload. Essa quantidade de dados corresponde a 647 DVDs ou 822 mil fotos em alta resolução. A qualidade dos serviços da Oi ficou evidente na alta velocidade de conexão obtida mesmo no pico de utilização desses serviços, que se deu no momento da cerimônia do sorteio, quando mais de 700 jornalistas, conectados simultaneamente à rede wireless da Oi, faziam upload de vídeos, textos e fotos e atualizavam todo o mundo sobre as partidas da fase de grupos da Copa do Mundo da FIFA 2014™. A maior parte dos dados trafegados foi para fora do Brasil, o que comprova o tráfego de dados em alta escala para o exterior em grandes eventos como este.

A Oi disponibilizou na Costa do Sauípe um link com capacidade de 100 Mbps, exclusivo para utilização dos jornalistas nas áreas destinadas à imprensa (media center, área dos fotógrafos à beira do palco, tribuna de imprensa, zona mista, caminhões de geração de imagens e sala de coletiva de imprensa). Por meio dessa rede fornecida pela Oi à imprensa, a FIFA transmitiu ao vivo o sorteio final e diversas coletivas de imprensa que precederam o evento em seu canal no Youtube (http://www.youtube.com/FIFATV)

Outro link de dados, também com capacidade de 50 Mbps, foi instalado pela Oi para utilização da FIFA e do Comitê Organizador Local. Esse serviço conectou diversos pontos-chave para o funcionamento do evento, como os escritórios da organização, os hotéis-sede e VIP (em Salvador e na Costa do Sauípe), um estande de boas-vindas no aeroporto e os centros de credenciamento, voluntariado, monitoramento de rede e de logística, além dos depósitos da FIFA, permitindo a navegação na internet nesses locais.

A Oi mobilizou cerca de 200 colaboradores diretos e indiretos para atuação no Sorteio Final da Copa do Mundo da FIFA 2014™, com equipes especializadas de plantão, prontas para atuar em qualquer situação. A companhia montou uma ampla estrutura para monitorar e garantir o funcionamento e desempenho da sua rede de telecomunicações nacional e de todas as infraestruturas exclusivamente disponibilizadas para o evento, com salas de controle conectadas por videoconferência na Costa do Sauípe e no Centro de Gerenciamento de Rede (CGR) da Oi, em Botafogo, no Rio. Essa estrutura permitiu que qualquer ocorrência na rede da Oi fosse prontamente identificada e que fossem imediatamente tomadas as ações necessárias.
Mais uma vez, a Oi reafirma sua experiência no fornecimento, com excelência, de serviços de telecomunicações aos eventos da FIFA relacionados à Copa do Mundo da FIFA 2014™ do Brasil. No Sorteio, a Oi forneceu serviços de implantação e operação de redes de acesso, links de internet e transmissão de dados, pontos de rede local com e sem fio, telefonia fixa e banda larga, suporte aos usuários (imprensa e organização do evento) e segurança da informação. A Oi também disponibilizou à imprensa, sob demanda, equipamentos de telecomunicações para transmissão de locução de rádio e TV e ainda reforçou sua cobertura móvel e da rede Oi WiFi locais, com a instalação de cinco novas antenas móveis de celular (COWs) das tecnologias 2G, 3G e 4G, ampliação de capacidade das antenas existentes e reforço do número de hotspots da rede Oi WiFi.

Desde o anúncio da escolha do Brasil como sede do evento, a Oi tem sido escolhida sucessivamente pela FIFA para prover serviços de telecomunicações essenciais aos eventos que precedem o torneio principal, que ocorrerá em junho e julho de 2014. De 2011 até hoje, a Oi já atuou na Copa das Confederações da FIFA 2013™, em julho desse ano; no Sorteio da Copa das Confederações da FIFA 2013™, em dezembro de 2012, no Complexo Anhembi, em São Paulo; e no Sorteio Preliminar da Copa do Mundo da FIFA 2014™, em julho de 2011, na Marina da Glória, no Rio. Isso reforça a expertise já demonstrada pela Oi no fornecimento de infraestrutura de telecom em grandes eventos internacionais, como a conferência internacional Rio+20 (2012), os Jogos Mundiais Militares (2011) e, por sucessivas vezes, as Eleições brasileiras.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários