14/03/2024

Sim, ele faz chamadas! Conheça o 1º celular sem bateria do mundo

Sem muito charme, mas com uma proposta inovadora: criado nos EUA, Battery-free Cellphone quer aposentar os carregadores e usar energia para fazer ligações.


Assim como as queixas com alguns planos de operadoras, todos que têm um smartphone encontram outra reclamação em comum: a bateria sempre descarregada. Mas já imaginou se existisse um celular que nunca precisasse ser carregado? Se você ainda não pensou nisso, é bom se preparar, pois um novo protótipo 100% sem bateria acaba de ser criado nos Estados Unidos.

A verdade é que, visualmente, ele nem se parece com um celular moderno: sem tela, sem espaço para aplicativos, sistema operacional ou abertura para novos serviços de operadoras. Já pensou o prejuízo? Mas a questão é que, para desempenhar a função essencial de um celular, ou seja, as chamadas, o aparelho promete funcionar, e ainda sem que haja a necessidade de recarregá-lo diariamente. E é aí que o assunto fica interessante.

A criação, de pesquisadores do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Washington, envolve um celular que utiliza um teclado touch, um microfone e um fone de ouvido. O sinal, no caso, funciona de forma totalmente diferente, uma vez que utiliza a energia das ondas de rádio no ar para poder completar uma ligação. Você fala, ele detecta as vibrações do microfone e as transforma em um sinal de rádio analógico.


Portanto, se um dia chegar a ter um desses, você não precisará usar seu carregador. O aparelho só precisa captar a energia através do ar, por meio de ondas eletromagnéticas, alcançar 3,5 microwatts e, pronto, é o bastante para que o mini aparelho ganhe vida. Aliás, o fato de ser tão simples e pequeno é justamente para que exija o menos possível para funcionar através da energia do ambiente.

Apesar do projeto “Battery-free Cellphone” ainda parecer estar longe de uma comercialização, os criadores do novo celular são positivos quanto ao uso dele no futuro. De acordo com eles, hotspots Wi-Fi também poderão carregá-lo através de sinais eletromagnéticos, tornando a possibilidade muito mais próxima da realidade.

Bem, e não é que ele não tenha nada: tem o fone, o microfone e os números para que você possa digitar para quem está ligando. É basicamente isso. Por outro lado, você nunca mais precisará se preocupar em levar o carregador na mochila, ficar sem comunicação de repente e, o que é mais incrível: nunca mais precisará carregar seu celular de novo.

LEIA TAMBÉM:

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários