Sim, ele faz chamadas! Conheça o 1º celular sem bateria do mundo

Sem muito charme, mas com uma proposta inovadora: criado nos EUA, Battery-free Cellphone quer aposentar os carregadores e usar energia para fazer ligações.


Assim como as queixas com alguns planos de operadoras, todos que têm um smartphone encontram outra reclamação em comum: a bateria sempre descarregada. Mas já imaginou se existisse um celular que nunca precisasse ser carregado? Se você ainda não pensou nisso, é bom se preparar, pois um novo protótipo 100% sem bateria acaba de ser criado nos Estados Unidos.

A verdade é que, visualmente, ele nem se parece com um celular moderno: sem tela, sem espaço para aplicativos, sistema operacional ou abertura para novos serviços de operadoras. Já pensou o prejuízo? Mas a questão é que, para desempenhar a função essencial de um celular, ou seja, as chamadas, o aparelho promete funcionar, e ainda sem que haja a necessidade de recarregá-lo diariamente. E é aí que o assunto fica interessante.

A criação, de pesquisadores do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Washington, envolve um celular que utiliza um teclado touch, um microfone e um fone de ouvido. O sinal, no caso, funciona de forma totalmente diferente, uma vez que utiliza a energia das ondas de rádio no ar para poder completar uma ligação. Você fala, ele detecta as vibrações do microfone e as transforma em um sinal de rádio analógico.


Portanto, se um dia chegar a ter um desses, você não precisará usar seu carregador. O aparelho só precisa captar a energia através do ar, por meio de ondas eletromagnéticas, alcançar 3,5 microwatts e, pronto, é o bastante para que o mini aparelho ganhe vida. Aliás, o fato de ser tão simples e pequeno é justamente para que exija o menos possível para funcionar através da energia do ambiente.

Apesar do projeto “Battery-free Cellphone” ainda parecer estar longe de uma comercialização, os criadores do novo celular são positivos quanto ao uso dele no futuro. De acordo com eles, hotspots Wi-Fi também poderão carregá-lo através de sinais eletromagnéticos, tornando a possibilidade muito mais próxima da realidade.

Bem, e não é que ele não tenha nada: tem o fone, o microfone e os números para que você possa digitar para quem está ligando. É basicamente isso. Por outro lado, você nunca mais precisará se preocupar em levar o carregador na mochila, ficar sem comunicação de repente e, o que é mais incrível: nunca mais precisará carregar seu celular de novo.

LEIA TAMBÉM:


COMPARTILHAR EM:

COMENTÁRIOS MAIS BEM AVALIADOS DO MÊS

55

Banco Inter vai distribuir gratuitamente 7 mil chips da Intercel

é um chip degustação, esperava o que? rs
  • 01/07/2020 by Luiz Carvalho

48

Banco Inter vai distribuir gratuitamente 7 mil chips da Intercel

dados atualmente não são problemas para as grandes operadoras, e mesmo assim, mta gente não se sente satisfeito, pois a escolha depende de outros fatores tbm. Ex: Oi oferece pacotes gigantescos de dados e sinal ruim…outras não se sentem bem atendidos, ou enfrentam problemas diversos…esses dias o vivo easy prime deu um BO impedindo que fosse realizado chamadas, Claro Flex tem um plano maravilhoso e um aplicativo péssimo…todas tem prós e contras, e cada consumidor tem uma medida do que é mais importante pra si mesmo.
  • 01/07/2020 by Luiz Carvalho

42

Consumidor presta queixa contra comercial de Vivo Fibra

Meu deus do céu. Esse povo tá chato demais. Essa geração mi-mi-mi tá um saco.
  • 20/06/2020 by Tauan Fontoura

36

‘TIM Beta’ e ‘TIM Pré’ vão perder alguns benefícios

A Tim só tem um pouco mais de vantagem no pré pago, devido ter Facebook Twitter e Messenger e whatsapp, agora se começar a regular uso, com certeza a Claro vai ser o melhor plano. Tenho e não troco por nenhuma.
  • 02/07/2020 by Roberto Ramos

36

‘TIM Beta’ e ‘TIM Pré’ vão perder alguns benefícios

O TIM Black e os planos controle também sofreram essas medidas. Isso vai fazer a Claro roubar os clientes da TIM.
  • 02/07/2020 by Jefferson Rodrigues

COMENTÁRIOS RECENTES DE TODO O SITE

About Redação Minha Operadora
Um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecomunicações do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
2 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
Erick Nilson Silva

Interessante!

Renato Brito

Boa iniciativa para um futuro próximo