Número de DDD específico por operadora pode deixar de existir

Proposta é da Agência Nacional de Telecomunicações, que deixa uma consulta pública sobre a mudança até o dia 30 de setembro.

Desde a última quinta-feira (31), está aberta uma consulta pública da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que pretende acabar com a exigência de DDD específico por operadora no Brasil. A ideia é que a regra como a de empresas menores, com menos de 50 mil clientes e liberadas de utilizar dois números extras para ligações de longa distância, passe a funcionar para todas.

Ou seja, não haveria, por exemplo, o 21 da Embratel, o 15 da Vivo, o 14 da Brasil Telecom, o 41 da TIM ou o 31 da Oi. A consulta dessa nova proposta de regulamento, que fica aberta até 30 de setembro, acontece também porque as operadoras não pagam o valor para manter o Sistema de Administração de Planos de Numeração (SAPN), recursos que vem, no caso, da Anatel.
Portanto, se aprovada, a proposta é que haja uma administradora privada das operadoras, com custos (que devem partir de R$ 570 mil para atualizações), bancados por elas. Nesse caso, ao mesmo tempo em que liberaria as empresas de telecom de pagar pelos DDDs – o que, na realidade, já acontece com o apoio da Justiça –, elas teriam que pagar por mais um serviço, de manutenção dessa nova entidade.
LEIA TAMBÉM:


COMPARTILHAR EM:

COMENTÁRIOS MAIS BEM AVALIADOS DO MÊS

55

Banco Inter vai distribuir gratuitamente 7 mil chips da Intercel

é um chip degustação, esperava o que? rs
  • 01/07/2020 by Luiz Carvalho

48

Banco Inter vai distribuir gratuitamente 7 mil chips da Intercel

dados atualmente não são problemas para as grandes operadoras, e mesmo assim, mta gente não se sente satisfeito, pois a escolha depende de outros fatores tbm. Ex: Oi oferece pacotes gigantescos de dados e sinal ruim…outras não se sentem bem atendidos, ou enfrentam problemas diversos…esses dias o vivo easy prime deu um BO impedindo que fosse realizado chamadas, Claro Flex tem um plano maravilhoso e um aplicativo péssimo…todas tem prós e contras, e cada consumidor tem uma medida do que é mais importante pra si mesmo.
  • 01/07/2020 by Luiz Carvalho

42

Consumidor presta queixa contra comercial de Vivo Fibra

Meu deus do céu. Esse povo tá chato demais. Essa geração mi-mi-mi tá um saco.
  • 20/06/2020 by Tauan Fontoura

37

‘TIM Beta’ e ‘TIM Pré’ vão perder alguns benefícios

A Tim só tem um pouco mais de vantagem no pré pago, devido ter Facebook Twitter e Messenger e whatsapp, agora se começar a regular uso, com certeza a Claro vai ser o melhor plano. Tenho e não troco por nenhuma.
  • 02/07/2020 by Roberto Ramos

37

‘TIM Beta’ e ‘TIM Pré’ vão perder alguns benefícios

O TIM Black e os planos controle também sofreram essas medidas. Isso vai fazer a Claro roubar os clientes da TIM.
  • 02/07/2020 by Jefferson Rodrigues

Acompanhar esta matéria
Notificação de
6 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
Junior JJfe

Ficou muito confuso. É DDD ou código da prestadora. Ex 15 telefônica/ vivo?

Unknown

Concordo contigo, a matéria não ficou muito Claro (a) rsrs

Desculpe o trocadilho…

jotha

Tentei intender mas nada!

Minas Gramados

Galera isso é código de prestadora, e não DDD.

Marcel Martins

Pois então… esta foi a reportagem mais confusa que já li…

Unknown

Sim, mas por exemplo se minha operadora fixa é a Oi mas eu quero fazer DDD com o 21 da Embratel ou o 41 da Tim como eu faria sem essa referência de código da operadora? Foi isso que faltou explicar.