Operadoras começam a realizar pesquisa de satisfação nesta semana

Como exigência da Anatel às operadoras para análise dos serviços, 140 mil consumidores de telefonia móvel, fixa, TV paga e banda larga serão ouvidos.






A partir de quarta-feira (26), as operadoras Claro, Oi, TIM, Vivo, Algar Telecom, Sercomtel, Nextel, NET e SKY – ou seja, todas – começam a realizar pesquisas de satisfação exigidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para entender o que ainda deve ser melhorado nos serviços do setor.

Até o mês de novembro, 140 mil consumidores devem ser entrevistados em todo o Brasil, tudo por meio de ligações telefônicas. Os questionários e o sorteio de quem receberá essas ligações serão de responsabilidade da Anatel, assim como a supervisão da pesquisa.

Entre os assuntos a serem questionados, estarão a satisfação com a prestação dos serviços, canais de atendimento, call center, oferta e contratação, funcionamento, cobrança e recarga, reparo e instalação e capacidade de resolução de problemas. Também participam clientes das empresas Cabo Telecom, Porto Seguro, BrisaNet e Nossa TV.

O resultado da “Pesquisa de Aferição da Satisfação e da Qualidade Percebida dos Usuários de Serviços de Telecomunicações 2017”, que terá a participação da multinacional TNS, será divulgado no 1º trimestre do ano que vem. Em uma escala de 0 a 10, no ano passado, as notas gerais ficaram assim:

7,00: TV por assinatura
6,93: Telefonia fixa


6,86: Telefonia móvel pós-paga


6,78: Telefonia móvel pré-paga 

6,26: Banda larga fixa

O levantamento de 2016 mostrou que o pior índice de satisfação com internet e telefonia fixa foi registrado em Roraima, enquanto que Goiás foi o pior em relação à TV por assinatura.


Já a satisfação com telefonia celular foi mais baixa no estado do Ceará (pós-pago) e no Distrito Federal (pré-pago). No destaque das operadoras entre os clientes no geral, estiveram a Vivo e a Nextel em satisfação e funcionamento, além da Claro, em atendimento.

LEIA TAMBÉM:


Acompanhar esta matéria
Notificação de
1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários