Acesso à internet entre produtores rurais é precário no Brasil

Segundo estudo do SEBRAE, 60% dos produtores dependem do celular para se conectar, mas qualidade não é boa e muitas vezes nem alcança região onde atuam.


E se os produtores rurais brasileiros dependessem do celular para acessar à internet? Apesar da qualidade de conexão não ser nada boa, quase 60% deles, de fato, precisam da rede dentro de seus aparelhos para se conectarem, conforme divulgou o estudo “Tecnologia da Informação no Agronegócio”, do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Acontece que 58,2% dos 4.467 entrevistados – produtores de todos os estados do Brasil ouvidos entre 29 de março e 12 de abril – nem sequer podem utilizar a internet, seja através do celular ou de outro dispositivo, uma vez que a tecnologia não está disponível em sua região. A dificuldade de acesso e a má conexão, portanto, fazem com que eles sejam impedidos de realizarem transações comerciais ou divulgações de seus serviços.

Além desses dados, também foi possível perceber que somente 39,5% das empresas de agronegócio utilizam computadores e, desse total, apenas 19% têm o acesso à internet através deles. O que restam? Acessos via rádio (34,3%), por banda larga móvel (24,3%), ADSL (21,6%) ou satélite (9,1%).

De 0 a 10, a média da nota dada à conexão por celular entre os produtores rurais brasileiros foi de 5,9. Com pouca diferença, a conexão por computador recebeu a nota 6,4. Entre os “menos piores” pontos de conexão estão as opções na casa dessas pessoas, com nota de 6,8 para ADSL e rádio.

Se quer saber, os números ficam ainda piores. De acordo com o SEBRAE, somente 6% dos produtores rurais já chegaram a fazer algum tipo de compra on-line, 4% usaram a internet para vendas e 16%, no máximo, dos empreendimentos rurais, possuem alguma página ou perfil nas redes sociais.

LEIA TAMBÉM:


COMPARTILHAR EM:

COMENTÁRIOS MAIS BEM AVALIADOS DO MÊS

55

Banco Inter vai distribuir gratuitamente 7 mil chips da Intercel

é um chip degustação, esperava o que? rs
  • 01/07/2020 by Luiz Carvalho

48

Banco Inter vai distribuir gratuitamente 7 mil chips da Intercel

dados atualmente não são problemas para as grandes operadoras, e mesmo assim, mta gente não se sente satisfeito, pois a escolha depende de outros fatores tbm. Ex: Oi oferece pacotes gigantescos de dados e sinal ruim…outras não se sentem bem atendidos, ou enfrentam problemas diversos…esses dias o vivo easy prime deu um BO impedindo que fosse realizado chamadas, Claro Flex tem um plano maravilhoso e um aplicativo péssimo…todas tem prós e contras, e cada consumidor tem uma medida do que é mais importante pra si mesmo.
  • 01/07/2020 by Luiz Carvalho

42

Consumidor presta queixa contra comercial de Vivo Fibra

Meu deus do céu. Esse povo tá chato demais. Essa geração mi-mi-mi tá um saco.
  • 20/06/2020 by Tauan Fontoura

37

‘TIM Beta’ e ‘TIM Pré’ vão perder alguns benefícios

A Tim só tem um pouco mais de vantagem no pré pago, devido ter Facebook Twitter e Messenger e whatsapp, agora se começar a regular uso, com certeza a Claro vai ser o melhor plano. Tenho e não troco por nenhuma.
  • 02/07/2020 by Roberto Ramos

37

‘TIM Beta’ e ‘TIM Pré’ vão perder alguns benefícios

O TIM Black e os planos controle também sofreram essas medidas. Isso vai fazer a Claro roubar os clientes da TIM.
  • 02/07/2020 by Jefferson Rodrigues

Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários