1,7 mil cidades estão aptas a receber internet 4G na faixa de 700 MHz

Mais 90 municípios entram em mitigação preventiva; passados 30 dias sem interferência de sinal na TV, banda larga de 700 MHz será aprovada nessas regiões.

O Brasil tem, no total, 1.758 cidades com viabilidade técnica para a entrada do sinal de internet 4G na faixa de 700 MHz. Pensando em expandir ainda mais a tecnologia, o Gired (Grupo de Implantação do Processo de Distribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV) aprovou, nesta quarta-feira (21), mais 90 municípios de 14 regiões para receber o sinal.

O assunto foi discutido em reunião realizada na sede da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), nesta quarta-feira (21). Entre as regiões beneficiadas com a internet mais rápida e de qualidade, inclusive em ambientes fechados, estão Aracaju (SE), Palmas (TO) e Cuiabá (MT).

Como aconteceu há cerca de um mês, com a entrada do sinal de banda larga móvel nessa faixa em sete capitais brasileiras, os 90 municípios, agora, passarão pela chamada “mitigação preventiva”. Apesar da tecnologia avançada, a adoção dessa internet pode causar interferências nos sinais de TV aberta, devido à proximidade das frequências.

Portanto, caso haja algum tipo de interferência durante 30 dias, os usuários devem informá-la ao portal TV Perfeita. Passado esse período sem problemas de congelamentos de imagem ou estalos no som da TV, a banda larga móvel na faixa de 700 MHz é autorizada pela Anatel.

Atualmente, a liberação da internet 4G na faixa de 700 MHz alcança 291 municípios na região Norte, 153 municípios na região Centro-Oeste, 1.139 na região Nordeste, 166 na região Sudeste e apenas nove na região Sul.

LEIA TAMBÉM:


No UOL Play você encontra filmes, séries, desenhos, shows e esportes ao vivo. Além disso, alugue os títulos que acabaram de sair do cinema. Clique e experimente por 7 dias grátis!

About Redação Minha Operadora
Um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecomunicações do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.
0 0 voto
Nota para o redator
Acompanhar esta matéria
Notificação de
7 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários