14/03/2024

Programação dos canais FOX já não aparece mais na SKY Brasil

Além do Brasil, outros 10 países devem ter o sinal dos canais Fox encerrado a partir desta semana. Entenda o motivo da retirada e decida de que lado fica.





Tudo parece que conspira a favor da saída dos canais do Grupo Fox da programação da Sky a partir de fevereiro. Depois de a Fox Networks Group Latin America informar na semana passada que não havia chegado ainda a nenhum acordo com a Sky, a programação dos canais Fox, Fox Sports, National Geographic, FX, Fox Life e Baby TV a partir de quarta-feira (1º/02) ainda não foi atualizada como as grades dos outros canais.


Canais Fox e FX aparecem com a palavra “SKY” no lugar da programação normal a partir de quarta-feira, 1º de fevereiro.


Além do Brasil, o sinal da Fox será cortado ainda na Sky México e nos países que compõem a DirecTV Latin America (Uruguai, Argentina, Chile, Peru, Equador, Colômbia, Porto Rico, Caribe e Venezuela). Mais de 5,2 milhões de clientes no Brasil, e outros 14 milhões dos demais países da América Latina, serão afetados caso a retirada de canais se concretize. A Sky é controlada pela DirecTV, que por sua vez tem a operadora de telecomunicações AT&T como sua proprietária. Vale lembrar que no Brasil o Grupo Globo detém 7% da Sky.


O motivo da saída dos canais

De acordo com fontes do setor de televisão por assinatura, a programadora Fox está tentando aumentar o preço do seu combo de canais vendido para as operadoras justificando o aumento devido a entrada de novos canais Premium, como Fox+, Fox Action e Fox1. As operadoras estão preferindo ficar sem os novos canais na grade ao invés de aumentar o preço, mas a Fox está exigindo a entrada dos novos canais para renovar o contrato com cada operadora de TV.


Oi TV também já brigou com a Fox

Essa retirada de canais a força pela Fox já aconteceu no Brasil exatamente há 1 ano. Em 12 de fevereiro de 2016 a grade da Oi TV amanheceu sem os canais do grupo de mídia norte-americano. A Fox ainda publicou vídeos nas redes sociais acusando a Oi de não estar pensando nos clientes ao não querer reduzir a sua margem de lucro no que equivale a “menos que um chiclete por dia”, provocação que rendeu processo da Oi contra a Fox no Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária). Uma semana depois as empresas chegaram a uma negociação satisfatória e tudo voltou como era antes. Após seis meses do acontecido, os canais Premium da Fox entraram na Oi TV, como queria a programadora.


De um lado, a Sky/DirecTV tenta mostrar para a Fox que a sua base de mais de 19 milhões de assinantes na América Latina é de extrema importância para a audiência dos canais do grupo. Por sua vez, a Fox está dizendo para a Sky: “sem os meus canais, os seus clientes poderão passar a ser clientes de outras operadoras”.
[ATUALIZAÇÃO – 31/01 21h33]:
Em vídeo, FOX ataca SKY e confirma saída dos seus canais da operadora


Leia também:

14 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
14 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários