10/07/2025

TIM foi a operadora que mais perdeu clientes em julho. Veja os dados

Salvar post
Fale bem ou fale mal, mas fale da Vivo! Mesmo sofrendo ação de boicote por parte de alguns consumidores, a operadora foi a que mais ganhou clientes no mês.

O mercado de telefonia móvel brasileiro perdeu 833.951 acessos durante o mês de julho deste ano. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o país possui agora 252,57 milhões de linhas de celulares, o que representa 123,52 chips ativos para cada 100 pessoas.

Essa queda de 0,33% na base geral do setor teve novamente a TIM como a sua grande responsável. Durante os 30 dias de julho, 403.682 linhas da operadora foram desativadas. A TIM vem desde o mês de fevereiro perdendo clientes consecutivamente. Nesses últimos seis meses, pouco mais de 3,73 milhões de acessos evaporaram dos registros da empresa. O desempenho da TIM vem sendo tão ruim que, em junho, a mexicana Claro tomou o posto de vice-líder da italiana.

Ocupar a segunda colocação, no entanto, não quer dizer que a situação está super agradável para a Claro. A companhia também obteve um saldo negativo de clientes em julho: -245.098. Foi a terceira maior perda de acessos no mês, ficando somente atrás da Oi (-281.389) e da TIM, conforme relatamos acima.

Fale bem ou fale mal, mas fale da Vivo! Mesmo sofrendo duras críticas e até ação de boicote por parte de alguns consumidores, a operadora liderou as adições líquidas da telefonia celular durante o sétimo mês do ano. Foram 77.651 novos chips ativados.

Apesar de vender apenas planos de conta (pós-pagos), a Nextel também foi bem, aumentando sua lista de assinantes com 4.434 novas linhas.

O quadro interativo abaixo ajuda a dar uma noção melhor de como foi o desempenho geral da área mobile do Brasil:


A quantidade de linhas ativas em planos pré-pagos (cartão), diminuiu consideravelmente. Mais de 1,34 milhão de acessos deixaram de operar nesse tipo de plano. Desse número, 506 mil migraram para planos pós-pagos, mesmo com as pessoas dizendo que estão passando por uma grave crise econômico-financeira.

Leia também:

8 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
8 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários