26/04/2024

TIM lança internet em escolas rurais no Paraná

Velocidade média do acesso a internet oferecida inicialmente será de 256 Kbps, expansível para 1 Mbps em até três anos.

Reforçando o seu compromisso de oferecer tecnologia como ferramenta de integração complementar ao aprendizado, a TIM inaugurou o acesso gratuito à internet em duas escolas rurais no Paraná. A cerimônia de entrega foi realizada nas instituições beneficiadas (Escola Rural Municipal Rui Barbosa, na localidade de Lagoa Grande, em Araucária, e a Escola Rural Municipal Imbuial da Roseira, em Colombo, região metropolitana de Curitiba) e contou com a presença do Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, do presidente da TIM Brasil, Rodrigo Abreu e de autoridades locais. 

“A TIM acredita na inclusão digital por meio da tecnologia móvel. Por isso, entendemos que disponibilizar acesso à internet em escolas rurais vai muito além do cumprimento de uma obrigação. Faz parte do nosso compromisso com a sociedade e reforça a importância do setor para o desenvolvimento do país”, afirma Rodrigo Abreu. 

No leilão realizado pela Anatel, em 2012, para distribuição dos lotes de oferta dos serviços 4G, foi definido que a TIM teria a responsabilidade pela cobertura rural nos estados do Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Assim, até 2015, a operadora levará internet gratuita a mais de 4.500 escolas rurais, sendo aproximadamente 1.400 só no Paraná. 

De acordo com a obrigação, nas escolas rurais, as operadoras devem entregar uma conexão de internet, inicialmente, de 256 Kbps, que chegará a 1Mbps até 2017. As instituições também serão contempladas com modems, tendo como premissa o uso pedagógico em sala de aula ou em laboratório de informática. 

No Estado, outras escolas rurais também serão beneficiadas até o fim de junho. Para ser elegível, uma das prerrogativas é que os centros de ensino possuam cadastro no censo de educação básica rural do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). 

Seguindo as regras do Edital, a TIM também tem o compromisso de atender, com cobertura de voz e dados, a “mancha” de 30 km contados dos limites da sede dos municípios localizados nos mesmos estados (Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo e Rio de Janeiro). O processo está em fase de execução, e contemplará 30% dos municípiosaté junho de 2014; 60% dos municípios até dezembro de 2014 e 100% dos municípios até dezembro de 2015. 

Importante destacar que, em 2013, a TIM efetuou a troca de seus equipamentos 2G e 3G no Paraná e em Santa Catarina, com aumento significativo da capacidade de rede para beneficiar os clientes locais. Além disso, no triênio que vai até 2016, a TIM dedicará 90% dos R$ 11 bilhões previstos para investimentos no Brasil em infraestrutura.

Com informações de Bonde.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários