24/03/2024

Fiesp desenvolve aplicativo que mede a velocidade da banda larga

Programa já pode ser baixado pelos usuários interessados em participar da medição.


A FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) lançou em parceria com o NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR) o aplicativo ‘Monitor Banda Larga‘. Este aplicativo funciona como o sistema de medição da internet banda larga desenvolvido pela Anatel, permitindo medir o desempenho e velocidade da internet fixa através do monitoramento da rede feito pelo aplicativo.

O programa está disponível para computadores com sistema operacional Windows Vista ou superior e pode ser baixado para o computador através do site da plataforma (já ‘linkado’ acima). Após a instalação o aplicativo irá vir configurado no modo padrão e fará um teste de velocidade e desempenho a cada seis horas. Em seguida, fará um medição instantânea, para verificar a qualidade da conexão naquele momento. Mas é possível programar a medição para funcionar de outras formas, além do padrão:

  • Medição instantânea: ao selecionar essa opção, será realizada imediatamente uma medição e você poderá verificar a qualidade de sua conexão naquele momento.
  • Medição programada: essa opção apresenta a possibilidade de selecionar intervalos de medição a cada 2, 4, 6 ou 8 horas. Nessa medição, você receberá em seu e-mail a análise das medições do período selecionado.

O Monitor Banda Larga oferece ainda uma ferramenta que possibilita ao usuário que utiliza o computador por meio de rede Wi-Fi se aquele conexão que está utilizando está sofrendo interferências de sinal. Se sim, o aplicativo indicará a solução para o problema.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários